A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala

Sugestões Dia Mundial do Teatro

24-02-2017

O Dia Mundial do Teatro é celebrado a 27 de Março e várias salas portuguesas aderem com iniciativas de programação.

Sugestões Dia Mundial do Teatro


A milenar arte do Teatro é celebrada, todos os anos, a 27 de março, numa iniciativa que visa incentivar a ida às salas e nos relembra os muitos artistas e instituições culturais que, por esta altura, passam dificuldades.

O Dia Mundial do Teatro vem sendo comemorado em várias salas, um pouco por todo o país, e 2017 não será exceção. De Norte a Sul, estas são algumas das iniciativas de programação especial que irão decorrer.

 

O Teatro Oficina, em Guimarães, idealizou a Festa de Teatro Raúl Brandão que simultaneamente festeja a 2ª Arte e relembra a memória do eminente escritor Raúl Brandão num programa que, distribuído entre os dias 8 e 12 de março, envolve os grupos de teatro amador do concelho, os finalistas da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho e os alunos das oficinas do Teatro Oficina. Grande parte do programa é de entrada livre ou tem um preço simbólico. O programa completo está disponível aqui.

No Porto, o Teatro Nacional São João irá concretizar uma Feira de Livros de Teatro e realizar visitas guiadas ao Teatro e ao Mosteiro São Bento da Vitória.

Mais a centro, em Lisboa, o Teatro Armando Cortez marca este dia com uma sessão extra do teatro musical O Gato das Botas, um espetáculo que reúne música, representação, dança, literatura, excecionais figurinos e cenografia, bem como uma forte componente audiovisual, abarcando muitas das disciplinas do Teatro neste dia que o celebra.

Também na capital, o Teatro Nacional D. Maria II assinala esta data com várias atividades, uma conversa e workshops, ao longo dia. A entrada é livre mediante o levantamento de bilhetes na bilheteira local. Mais informações aqui.

Ainda em Lisboa, o Teatro da Trindade distingue este dia com a apresentação de um documentário acerca do teatro na Fundação INATEL nos últimos 20 anos, uma visita guiada, um debate, um concurso e várias leituras. Detalhes sobre o programa aqui.

Bem mais a sul, entre 25 de março e 2 de abril, o emblemático Teatro Lethes, em Faro, irá realizar visitas guiadas, abrindo as portas de uma das mais notáveis casas de espetáculo do país, imóvel de interesse público e objeto arquitetónico de particular relevância histórica e cultural, tendo em conta o seu historial de remodelações e troca de funções, de edifício religioso a colégio, até à adaptação a teatro, sob a forma que vemos hoje.

Partilhar