Promotor
João Artur Domingues dos Santos Reis Maya
Sinopse
Em finais de 2019 Rui David lançou o seu álbum de estreia, “Contraluz”. Um trabalho com temas originais e outros tantos inéditos cedidos por Carlos Tê, Jorge Palma, Manel Cruz, Miguel Araújo e Nuno Prata. O resultado foi-se construindo em estúdio respeitando a natureza de cada uma das canções mas com camadas de arranjos marcados pela estética da banda, uma trupe bem conhecida – Peixe (Ornatos Violeta, Pluto, Miramar) Ruca Lacerda (Pluto, Mão Morta) Edu Silva (Manel Cruz, Pluto) e Francisco Fonseca (Supernada).
Depois de “Sem Medo”, tema da autoria de Jorge Palma com que Rui David se destacou no Festival da Canção 2018, de “Contraluz” destacam-se desde logo os temas single que foram apresentados com videoclips: “Homem Novo”, com letra e música de Carlos Tê, “Sol da Primavera”, composto e interpretado em dueto por Manel Cruz e recentemente “Ateneu” (versão acústica 2020), em dueto com Miguel Araújo.
Neste contexto, propomos uma apresentação em trio, com Ruca Lacerda e Edu Silva que se configura como um segundo fôlego de um mesmo trabalho, num processo desafiante de reconstrução dos 11 temas do disco. Um formato que obriga a um novo olhar sobre as canções e a encontrar-lhes novos caminhos, num processo de síntese entre os arranjos do disco e a canção em estado puro.
Este espectáculo integra o Festival Bairro da Música que tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre os dias 1 de Outubro e 5 de Novembro de 2021 o Bairro da Música apresenta um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espectáculo.
Festival Bairro da Música. A música mora aqui.