Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Sinopse
Magalhães
Com esta peça pretendo homenagear o arquitecto e o farol da primeira viagem de circum-navegação, Fernão de Magalhães. O feito do navegador português, que, sob a égide da coroa espanhola, comandou a armada nos momentos mais funestos da expedição, alcançando com sucesso o sonhado el paso, não foi testemunhado em vida pelo próprio. O epílogo da sua empresa acabou por ser feito às mãos de Juan Sebastián El Cano, que alcançou as Molucas e regressou triunfante a Espanha com meia dúzia de homens enfraquecidos e esfomeados, depois da morte de Magalhães nas Filipinas. Cumpriu-se assim o desígnio do capitão Fernão de Magalhães, "pulso sem corpo ao leme a guiar as naus no resto do fim do espaço: Que até ausente soube cercar a terra inteira com o seu abraço". Hoje, cinco séculos depois, fruto do infortúnio do capitão e de muitos dos seus homens, bem como dos sacrifícios de toda a tripulação, ressoam as consequências da primeira viagem global, que marcou um ponto de viragem no curso da História.
O primeiro andamento desta peça evoca o célebre vaticínio de Séneca, em Medeia, que profetisa a descoberta de novos mundos além Thule, o ponto mais distante na orla do mundo conhecido pelos antigos. A música começa por criar um ambiente místico, nebuloso e oracular, preparando a entrada das vozes que, com a pronunciação do texto latino, projectam o discurso musical para um plano luminoso e com toda a dignidade feérica que imagino ter a antiguidade clássica.
O segundo andamento, firmado pela poesia de Fernando Pessoa, foca-se na figura de Magalhães, na sua façanha e tragédia. A música surge, desta vez, com uma dimensão mais dramática e escura, tendo como fio condutor um persistente elemento rítmico que representa a "dança dos titãs", os nativos que festejaram ter conseguido tirar a vida ao capitão da armada, sem saber que este concebera o feito mais esplendoroso dos descobrimentos. O elemento trágico deste andamento funde-se, assim, com o elemento grandioso da obra de Magalhães, numa simbiose entre a imagem grotesca da desgraça escarnecida e a imagem esplendorosa da magnânima heroicidade.
Tiago Derriça
Ficha Artística
Sonor Ensemble
Luis Aguirre, direcção
Grupo Vocal Olisipo
Armando Possante, direcção
Programa / Cartaz
Albéniz Cádiz e Sevilla
Jáuregui Duas canções populares brasileiras
Nin-Culmell Quinteto para piano e cordas *
León Dos danzas argentinas
Jusid Primus circumdidisti me Danzas *
(Homenagem a Juan Sebastián Elcano)
Tiago Derriça Magalhães **
* Estreia em Portugal
** Estreia absoluta.Encomenda do 47º FEL
Preços
Preço: € 15,00 (descontos de 50% para menores de 25 e maiores de 65)