Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
La clemenza di Tito, Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto de Caterino Mazzolà segundo Pietro Metastasio
Versão de concerto
Teatro Nacional de São Carlos
9 (20h), 11 (16h) e 13 (20h) de dezembro de 2021
Pablo Bemsch, Tito
Susana Gaspar, Vitellia
Anne Stephany, Sesto
Cecília Rodrigues, Servilia
Miriam Albano, Annio
José Corvelo, Publio
Antonio Pirolli, Direção Musical
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(mastrina titular Joana Carneiro)
"Tu, grande herói, ouvido e amado pelos céus e pelos deuses!" o extraordinário coro entoado no final da ópera La clemenza di Tito de Mozart canta, simultaneamente, as glórias do Imperador romano Tito Vespasiano e as do Imperador Leopoldo II. A obra foi encomendada para os festejos da coroação deste último monarca como Rei da Boémia.
A ação decorre em Roma no ano de 79. A enredada história centrada no amor, na amizade e no dever vai crescendo em intensidade até atingir um estado de densidade insuportável, que só a virtude de Tito consegue apaziguar.
A obra estreou-se em Praga de 1791, pouco meses antes da morte de W. A. Mozart, tendo sido apresentado em São Carlos em 1806. Regressou em 1968 e depois dessa data foi aqui apresentado em 1990, numa versão de concerto dirigida por John Eliott Gardiner, e em 2008, encenado por Joaquim Benite.
M/6
Informações Adicionais
Informa-se que a partir do dia 1 de Dezembro 2021, o público terá de apresentar o certificado digital COVID-19 da UE para aceder às salas de espetáculos do OPART E.P.E.
O certificado digital enquadra três critérios: esquema vacinal completo ou período de recuperação da Covid-19 ou teste negativo (estes critérios não são cumulativos, para os espectáculos do OPART E.P.E., realizados nas nossas salas, é suficiente cumprir um dos critérios).
Os menores de 12 anos estão dispensados da apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de comprovativo da realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2.
Não é obrigatória a utilização de máscaras para crianças com menos de 10 anos.
Os autotestes não são válidos. O teste deve sempre constar do Certificado Digital.
Tem dúvidas? Contacte-nos.
Teatro Nacional de São Carlos
Bilheteira Teatro Nacional de São Carlos
(2ª a 6ª feira, dias úteis das 13h às 19h)
[email protected]
T (+351) 213253045 /6
O Teatro Nacional de São Carlos cumpre as recomendações e as regras de segurança emanadas pela Direção-Geral de Saúde e encontra-se certificado pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais com o selo "Clean and Safe".
As datas e horários dos espetáculos poderão ser alterados, em resultado de medidas de combate à COVID-19 que o Governo ou as autoridades de saúde possam vir a decretar.
As atualizações serão comunicadas nos nossos canais digitais:
www.saocarlos.pt
https://www.facebook.com/SaoCarlos
https://www.instagram.com/saocarlos1793/