Promotor
Ar de Filmes
Breve Introdução
Bodas de Sangue é o último dos três espetáculos de Federico García Lorca que António Pires encena na Trilogia Dramática da Terra Espanhola. Um ciclo que António Pires encarou como se de um único corpo artístico, dramático e trágico, se tratasse, assegurado pelo mesmo elenco.
Absolutamente convicto da necessidade de um regresso à atmosfera trágica mediterrânica no seu projeto dramatúrgico, Lorca adiantou ao público, nas suas últimas entrevistas, os títulos das três obras que o efectivariam: Bodas de Sangue, Yerma e A Destruição de Sodoma. As duas primeiras figuram, hoje, entre as suas obras-primas. Bodas de Sangue é a tragédia da infidelidade, da paixão e do desejo, em conflito com as regras do dever, do tempo e da sociedade. Yerma é a tragédia da mulher estéril. Já quanto a A Destruição de Sodoma, a morte prematura do poeta e dramaturgo impediu-o de levar a sua missão até ao fim, tendo apenas escrito o seu início, apenas ficando a salvo uma cena que, apesar de curta, contém um diálogo coral que revela aspectos globais do seu projecto trágico, o que nos deu pistas para uma apresentação que cruza as artes cénicas com as plásticas.
Ficha Artística
Encenação ANTÓNIO PIRES; Com ALEXANDRA SARGENTO, CAROLINA CAMPANELA, CAROLINA SERRÃO, FRANCISCO VISTAS, HUGO MESTRE AMARO, JAIME BAETA, JOÃO BARBOSA, JOÃO MARIA, MARINA ALBUQUERQUE, MARIANA BRANCO, SOFIA MARQUES, RITA DURÃO; Texto FEDERICO GARCIA LORCA; Tradução ORLANDO VITORINO e AZINHAL ABELHO (Yerma) LUÍS LIMA BARRETO (A Destruição de Sodoma) CECÍLIA MEIRELES (As Bodas de Sangue); Música PAULO ABELHO e JOSÉ AVELINO; Cenografia JOÃO NUNES e IÑAKI ZOILO (Yerma) JOÃO MENDES RIBEIRO (A Destruição de Sodoma) MANUEL AIRES MATEUS e SIA ARQUITECTURA (As Bodas de Sangue); Figurinos LUÍS MESQUITA; Desenho de luz RUI SEABRA; Desenho de som PAULO ABELHO; Movimento PAULA CARETO; Caracterização IVAN COLETTI; Assistência de Encenação MIGUEL BARTOLOMEU; Construção cenário FÁBIO PAULO; Costureira ROSÁRIO BALBI; Ilustração JOANA VILLAVERDE; Direcção de produção IVAN COLETTI; Administração de produção ANA BORDALO; Comunicação MARIA JOÃO MOURA; Produtor ALEXANDRE OLIVEIRA; Produção AR DE FILMES / TEATRO DO BAIRRO; Co-produção TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ e GALERIA GRAÇA BRANDÃO. M/12