Promotor
Xutos & Pontapés - Produções Comerciais Lda
Sinopse
MIRAMAR
FRANKIE CHAVEZ E PEIXE
Embora venham de diferentes latitudes e tenham experiências distintas, Frankie Chavez e Peixe estão unidos pelo seu trabalho com a Guitarra. O seu primeiro trabalho discográ- fico em conjunto foi editado em janeiro de 2019, tendo sido considerado um dos melhores discos nacionais pela imprensa e nomeado para melhor álbum independente europeu do ano pela crítica da especialidade.
Participaram em janeiro de 2020 no Festival Eurosonic em Groningen, onde foram bastan- te aplaudidos e são também nomeados para melhor tema popular pela SPA com a música “Guitarras”.
Peixe começou a dar nas vistas há mais de vinte anos, ao assinar o som musculado e in- confundível dos míticos Ornatos Violeta, mas isso foi só o princípio de uma longa e rica viagem. Seguiram-se os Pluto, as experiências delirantes dos Zelig, as mais do que mui- tas colaborações e o resultado de todo o estudo e exploração das possibilidades do seu instrumento de eleição em dois grandes discos a solo – “Apneia” e “Motor”.
Frankie Chavez tem-se afirmado, desde que se estreou em 2010, como um dos mais es- timulantes músicos da sua geração. Inspirado pelo Folk, pelos Blues e pelo mais clássico Rock tem levado – quer sozinho, quer acompanhado – a sua música cada vez mais longe, tudo muito à custa da relação singular que desenvolveu com aquilo que foi sempre o prin- cípio de tudo: a Guitarra.
A música dos Miramar é rica, sem nunca ser excessiva. É coerente, sem nunca ser repeti- tiva. É uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que ressoam em diferentes cai- xas, com ou sem electricidade, e sempre como se os dois aqui fossem apenas um.
Os Miramar planeiam já o lançamento do seu segundo disco de originais, um trabalho cu- jas gravações surgiram no período de confinamento de 2020, onde os artistas passarm parte dele em conjunto a criar, novamente na terra que apadrinha o projeto: Miramar (Vila Nova de Gaia).