Promotor
A Oficina CIPRL
Breve Introdução
Julian Arguëlles (n. 1966, Reino Unido) é um músico com uma relação de grande proximidade com Portugal, país onde vive, e em particular com o Guimarães Jazz, em que atuou por diversas ocasiões e em diferentes projetos. Pode dizer-se, nesse sentido, que o festival não só acompanhou o processo de afirmação deste saxofonista no jazz como terá contribuído, em determinada medida, para estabelecer uma reputação de integridade artística de que Arguëlles merecidamente goza na cena musical europeia de mais alto nível. Membro da formação original da big band Loose Tubes (juntamente com outros daqueles que seriam os músicos proeminentes de uma geração importante do jazz britânico, entre eles Django Bates), Arguëlles desenvolve desde o início dos anos 1990 um trabalho de relevo tanto enquanto líder de formação e compositor para algumas das mais prestigiadas orquestras de jazz europeias, como enquanto colaborador de grandes nomes do jazz como Carla Bley, Dave Holland, John Scofield, entre muitos outros. O estilo eclético de Arguëlles, incorporando na linguagem jazzística as sonoridades latinas, o groove sul-africano e a sensibilidade da música clássica, é atualmente reconhecido pela crítica e pelos seus pares como uma voz musical singular no jazz europeu.
Na sua edição de 2020, o Guimarães Jazz assistirá à estreia absoluta do projeto Aqui e Agora, um título sugestivo que remete para a situação de angústia existencial que marca os tempos a-sincrónicos em que vivemos, nos quais a espontaneidade e a empatia do gesto artístico ganham uma nova dimensão de urgência. Deste septeto, liderado por Arguëlles e composto por um conjunto de nomes importantes do jazz português (entre eles, o saxofonista João Mortágua, o vibrafonista Eduardo Cardinho e o guitarrista André Fernandes) e que será o veículo de interpretação das composições do saxofonista britânico, espera-se uma música na qual pulsa pós-bop que se tornou nos últimos o cânone do jazz contemporâneo, mesclado com as influências de outras latitudes musicais que habitualmente associamos a Arguëlles. Um projeto gerado pelas circunstâncias do contexto, Aqui e Agora é um exemplo de posicionamento perante a adversidade que, juntando um compositor reputado a um grupo de músicos talentosos e conhecedores da tradição do jazz, se abre como possibilidade de abertura de novas direções artísticas para os seus intervenientes.
Ficha Artística
Julian Argüelles, saxofone soprano e tenor
João Almeida, trompete
João Mortágua, saxofone alto
André Fernandes, guitarra
Eduardo Cardinho, vibrafone
António Quintino, contrabaixo
João Pereira, bateria
Informações Adicionais
https://www.aoficina.pt/
Descontos:
Cartão Municipal de Idoso e Reformados
Cartão Municipal das Pessoas com Deficiência
Cartão Jovem Municipal
Cartão Jovem, Menores de 30 anos e Estudantes
Deficientes e Acompanhante
Sócios do Convívio - Associação Cultural
Os descontos serão efectuados no acto da venda dos bilhetes tornando-se obrigatória a apresentação de documentos de identidade aquando da admissão aos espectáculos.