Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
Teatro Nacional de São Carlos
Sala Principal
Temporada de Concertos OSP
5 de setembro de 2020 21h
Ludwig van Beethoven: Fidelio: Abertura op. 72c
Gustav Mahler: Sinfonia n.º 5: Adagietto
Ludwig van Beethoven: Triplo Concerto em Dó maior para violino, violoncelo e piano op. 56
Violino: Pedro Meireles
Violoncelo: Marco Pereira
Piano: António Rosado
Direção Musical: Joana Carneiro
Orquestra Sinfónica Portuguesa
M/6
Monumento intemporal a vida, ao amor e a liberdade: assim caracterizava Leonard Bernstein a única ópera de Beethoven, Fidelio. O compositor reviu a obra varias vezes, escrevendo sempre novas aberturas, e a versão apresentada em 1814 teve como início esta Abertura Fidelio op. 72c. O Triplo Concerto, como é conhecido o Concerto em Dó Maior op. 56, foi escrito em 1803 e é o único concerto que Beethoven dedicou a mais de um instrumento solista e é, também por isso, obra única para a sua época. Foi dedicado ao Príncipe Lobkowitz, em cuja residência ocorreu a estreia privada da obra em 1804. A primeira execução pública deu-se em 1808.
A Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler foi composta no início do século XX e o seu famoso Adagietto o quarto andamento da obra - é hoje planetariamente reconhecido e amado. Apesar de poucas luminosas passagens, este Adagietto parece obcecado por um enorme desalento, expresso na própria música em ousados e espantosos glissandi. Apenas escrito para os naipes de cordas e para harpa, é um oásis verdadeiramente espantoso numa sinfonia maciçamente orquestrada. É a obra mais executada do compositor uma das principais razões desta popularidade advirá do facto de ter sido usada por Luchino Visconti no seu filme Morte em Veneza.
Informações Adicionais
Mediante as normas de segurança definidas pela DGS para as salas de espetáculos, a marcação de lugares respeita as regras de distanciamento social instituídas, não sendo possível a aquisição dos lugares em redor dos já adquiridos por outros espectadores.
Obrigatório o uso de máscara.