Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Sinopse
O grupo Egschiglen foi fundado em 1991 por estudantes de mestrado do Conservatório Ulán Bator. Os três elementos que o compõem actualmente são membros fundadores e o coração do grupo que, desde a sua génese, se dedica à interpretação contemporânea da música tradicional da Mongólia.
A música de um país é inspirada na sua paisagem e no modo de vida do seu povo. A Mongólia, no coração da Ásia, é um território vasto, aproximadamente doze vezes maior que Portugal. É um país com pastos intermináveis a sul, até à beleza árida do deserto de Gobi. Nas montanhas nevadas de Altai e Changai, rios cristalinos atravessam florestas e planícies.
Grande parte dos mais de dois milhões de mongóis vive, ainda hoje, uma existência nómada, em harmonia com a natureza e seu ritmo, juntamente com suas "cinco jóias": cavalos, camelos, vacas, ovelhas e cabras. A música dos mongóis respira a liberdade e o poder deste estilo de vida despojado e próximo da natureza.
A música de Egschiglen impressiona pela sua variedade e expressividade. Interpretam canções tradicionais e obras de compositores mongóis contemporâneos com seus arranjos harmoniosos, usando instrumentos tradicionais de seu país e técnicas vocais da Ásia Central. Quase se consegue ouvir o som dos cascaos dos fortes cavalos mongóis: Genghis Khan fundou o maior império do mundo de todos os tempos graças a eles. E, novamente, a música transporta-nos para o silêncio puro do deserto de Gobi, onde apenas o vento canta nas dunas. Uma música de contrastes de grande capacidade evocativa.
O estilo de canto khoomii, que consiste em produzir, ao mesmo tempo, um som muito agudo e muito gutural, parece sobre-humano. No entanto, a música soa familiar, expressando sentimentos humanos intemporais: amor, tristeza e gratidão.
Egschiglen são: Amaartuvshin Baasandorj (tobshuur, canto khoomii solo, percussão), Uuganbaatar Tsend-Ochir (tobshuur, ikh khuur) e Yesun-Erdene Bat (voz, morin khuur).
PROGRAMA
1. Tookhuu. Tradicional
2. Nar Sar. Natsagiin Jantsannorov
3. Tuvurguun. L. Iderbat
4. Aav Eej. Tradicional
5. Khuleg. Janlav Tumursaikhan
6. Zegetei Harmai. Tradicional
7. Alag Shaangai. Tradicional
8. Jaran Zagaan Aduu. Tradicional
9. Uulenbor Lieblingspferd. Janlav Tumursaikhan
10. Chandmani Nutag. Tradicional
11. Lobeslied Für Chingis Khan. Tradicional
Informações Adicionais
Informamos que, devido à evolução da pandemia e à limitação da circulação de pessoas que obrigou ao cancelamento das viagens internacionais dos artistas, o Ciclo Músicas Escondidas, agendado de 26 de Fevereiro a 23 de Abril de 2021, terá de ser adiado.
Os concertos de Nouruz Ensemble e de Egschiglen, ficam adiados para dias 5 de Outubro e 10 de Dezembro de 2021, respectivamente, às 19:00, na mesma sala. O concerto do Duo Sahib Pashazade será cancelado, por indisponibilidade de datas dos artistas, e será substituído pelo concerto do Mestre Daud Khan (Afeganistão), a ter lugar dia 4 de Fevereiro de 2022, às 19:00.
Os bilhetes já adquiridos são válidos para as novas datas.
Pedimos desculpa pelo incómodo que esta situação possa causar; estamos a fazer todos os esforços para que os concertos possam continuar a existir cumprindo as regras em vigor e na maior das seguranças.