Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Obra-prima de Stanley Kubrick, "Laranja Mecânica" é uma comédia negra com uma interpretação visual de uma anarquia sádica e do cinismo profundo do poder governamental. Num filme que continua actual, passado num futuro próximo, o produtor-realizador-argumentista Kubrick faz uma adaptação sublime do romance homónimo de Anthony Burgess, mantendo o comentário social satírico presente na obra original.
Alex (numa bela interpretação de Malcolm McDowell) é o personagem central da história. Ele é o líder de um grupo de delinquentes que passa as noites a roubar carros, a lutar contra "gangs" rivais, a assaltar casas e a violar mulheres. Numa noite, Alex é apanhado pela polícia. Na condição de reduzir a sua pena de prisão, concorda em ser utilizado como cobaia numa experiência governamental que tem como objectivo reformar criminosos através de um pouco ortodoxo tratamento médico. Uma terapia que não é mais do que uma rápida cura para uma sociedade constantemente ameaçada pelo mal, mas que vai trazer alguns problemas de identidade.
Ficha Artística
Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates
Realizador
De Stanley Kubrick
Informações Adicionais
Destaque para a banda sonora constituída por música clássica com um excelente tratamento electrónico de Walter Carlos, e utilizada na generalidade como ruído de fundo para as cenas ultra-violentas do filme que, ainda hoje, são difíceis de digerir. "Laranja Mecânica" foi nomeado para quatro Óscares em 1972