Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Ficha Artística
Shao Ling (piano) e Isabel Alcobia (canto)
Shao Xiao Ling iniciou o seu estudo de piano aos seis anos de idade, tendo como professora a sua mãe, pianista profissional. Em 1992, concluiu o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música de Shanghai, sob orientação da Professora Zhang Yue Qin. Veio para Portugal como bolseira da Fundação Oriente, tendo estudado com os professores Vitali Dotsenko e Álvaro Teixeira Lopes. Trabalhou, igualmente, sob orientação da pianista consagrada Helena Sá e Costa. Em 1997, concluiu o Curso de Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro e em 2001 concluiu com distinção o Mestrado em Piano Performance no Conservatório Superior de Roterdão. Em 2011, concluiu o Doutoramento em Música com a tese intitulada Dialogo entre Tradição e Contemporaneidade na Música erudita do Século XX.
É detentora de vários prémios e na sua carreira de concertista, tem-se apresentado em Portugal e no estrangeiro, em recitais a solo e festivais. É professora auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e tem integrado o júri de vários concursos de piano nacionais e internacionais. Tem realizado diversas masterclasses e palestras em Portugal e na China e é autora do livro A Vida e a Obra de Zhu Jian-Er.
Isabel Alcobia iniciou os seus estudos de canto no Conservatório Nacional de Música de Lisboa com Filomena Amaro. Diplomou-se, como bolseira do governo espanhol, na Escola Superior de Canto de Madrid e já como bolseira do Ministério da Cultura, concluiu o Mestrado na Universidade de Cincinnati (EUA) com Barbara Honn. É doutorada pela Universidade de Aveiro.
Desenvolve intensa atividade solística, tendo participado em diversos espetáculos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, E.U.A. e República da China.
Foi selecionada para interpretar Gilda (Rigoletto de Verdi) no Festival de Ópera da Cidade de Lucca, em Itália.
No domínio da ópera destacam-se, ainda, as interpretações de Euridice (Orfeo), Pamina (A Flauta Mágica), Adele (O Morcego), Musetta (La Bohème), Giannetta (O Elixir do Amor), Norina (D.Pasquale), Julieta (Romeu e Julieta), Gilda (Rigoletto), Violeta (La Traviata) e Isabel (Floresta) de Eurico Carrapatoso.
Dedica parte da sua carreira à divulgação da música portuguesa, tendo estreado um ciclo de canções para soprano, trompa, piano e Orquestra de Eurico Carrapatoso e a obra Aver-A-Ria do mesmo compositor. Participa com regularidade nos principais festivais e temporadas de música do país, em concertos, recitais e galas de ópera. Distinguida com diversos prémios em concursos de canto, tem realizado várias Masterclasses a convite de Universidades e Conservatórios Portugueses e Estrangeiros, sendo ainda Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Programa / Cartaz
Montanha Yi Meng Ruan Ruoshan
Caminho da Luz Solar Zhang Hongguang
Saudades da minha terra Francisco Lacerda
Quero cantar ser alegre Francisco Lacerda
Canção triste Francisco Lacerda
Amores, amores Vianna da Motta
Pastoral Vianna da Motta
Alma minha João Arroyo
Chorinho do mê filho António Eurico Carrapatoso
Querem ver essa menina-modinha Francisco Leal
Esta noite-Lundum Francisco Leal
Lundú da Marqueza dos Santos Villa-Lobos
Intervalo
Cancion de la Paloma (El Barberillo de Lavapies) F.A. Barbieri
Sierras de Granada (La Tempranica) J.Giménez
Les Filles de Cadix Leo Delibes
Air des bijoux (Faust) C. Gounod
Pace, pace mio Dio (La Forza del destino) G. Verdi