Promotor
EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
Sinopse
Sara Anjo e Teresa Silva
Oráculo
Pode o corpo ser um oráculo?
Este é um exercício hipotético que, mais do que procurar respostas, escuta, observa, lê, interpreta sinais e símbolos de forma a criar possibilidades. Confronta-nos no presente com o momento da ação e suspende a obsessão pelo futuro.
O escuro do teatro torna-se o meio para iluminar algo menos visível e mais oculto e a experiência teatral pode revelar-se como uma perspectiva real e transformadora. Oráculo lança o convite para juntos praticarmos outras formas de vidência.
Esta é a primeira colaboração das bailarinas e coreógrafas Sara Anjo e Teresa Silva. Sara tem trabalhado em detalhe a ação de respirar e caminhar, desenvolvendo propostas coreográficas que dialogam com uma arquitetura sonora. Realça as suas atuais colaborações com Flora Détraz, Michelle Moura e o Teatro do Silêncio. Teresa destaca as colaborações com Filipe Pereira e Elizabete Francisca, no âmbito da criação, e, como intérprete, com Loïc Touzé. É transversal ao seu trabalho a reflexão sobre o tempo, a relação entre figura e fundo e o diálogo entre a dança e materiais cenográficos.
Inserido no festival Cumplicidades 2020
Coprodução Teatro do Bairro Alto em colaboração com EIRA/festival Cumplicidades
Ficha Artística
Inserido no Festival Cumplicidades 2020
Direcao artistica e interpretação Sara Anjo e Teresa Silva
Criação em colaboração com Artur Pispalhas (sonoplastia e luz), Filipe Pereira (espaço cénico e luz) e Jean-Baptiste Veyret-Logerias (olhar externo)
Direção técnica Artur Pispalhas
Gestão administrativa Vítor Alves Brotas Agência25
Web design Diogo Brito
Fotografia e captação de vídeo Joana Linda
Coproducao Teatro do Bairro Alto em colaboração com Eira/Festival Cumplicidades
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian e República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes
Apoio residencias O Espaco do Tempo, Estudios Victor Cordon, O Rumo do Fumo e Polo Cultural das Gaivotas
Agradecimentos Sara Machado, Cátia Mateus, Anabela Mendes, Ana Maria Silva, Andrea Rodella, Tânia Albuquerque e a todos os participantes dos workshops realizados no c.e.m Verão, O Rumo do Fumo, (Re)union 2018 e Faculdade de Letras de Lisboa