Promotor
Câmara Municipal de Matosinhos
Breve Introdução
Desde 2014, foram já dez concertos e dez solistas que raras ou nenhumas vezes tínhamos ouvido no contexto de uma big band, e em todos eles ficou clara a inegável vitalidade do jazz nacional, movida em grande parte por instrumentistas com sólida formação e identidades artísticas pessoais muito fortes. Desta vez, a Orquestra Jazz de Matosinhos traz do país vizinho um saxofonista jovem mas muito experiente, que já passou por festivais importantes como North Sea, Montreux, Marciac e Jazz Middelheim. Lluc Casares estudou na Juilliard School, o que lhe deu a oportunidade de ter aulas com Wynton Marsalis, Kenny Washington, Ben Wolfe, Charles Neidich, Ted Rosenthal e Ron Blake. Hoje em dia ensina nesta prestigiada escola nova-iorquina como membro do Music Advancement Program. Antes já se tinha formado na Escola Superior de Música da Catalunha e no Conservatório de Amesterdão.
A estadia de Lluc Casares em Nova Iorque deu origem a um disco em nome próprio premiado como melhor disco de jazz de 2018 pela revista catalã Enderrock, Sketches Overseas. É desse disco que são retirados dois temas originais do saxofonista, Maferefun e 340 Blues, apresentados neste concerto com novos arranjos para big band criados especialmente para a ocasião pelos músicos da OJM João Guimarães e Xavi Pereiro. Convidado também a interpretar alguns temas do extenso e desafiante repertório da OJM, Lluc Casares escolheu naturalmente composições de Pedro Guedes e Carlos Azevedo que são imagem de marca desta orquestra (Sargaço e Pipiwipi) e também música assinada por grandes arranjadores norte-americanos que têm sido interpretados pela OJM. São os casos de Thad Jones, George Russell e Jim McNeely neste caso um arranjo de Up From The Skies de Jimmy Hendrix, o tema mais jazzy do célebre guitarrista. Da autoria de um outro guitarrista, Kurt Rosenwinkel, Zhivago é um tema que não perde o seu balanço contagiante no arranjo criado por Carlos Azevedo e faz parte também desta selecção. A paixão de Lluc pela música de Duke Ellington e Billy Strayhorn acrescenta ao programa Isfahan, balada que pede do saxofone tenor uma profundidade expressiva que o músico catalão já demonstrou estar ao seu alcance.
Recorde-se que o Ciclo Novos Talentos do Jazz acontece desde 2014, duas vezes por ano, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
Preços
Preço inteiro - 12,50€
Grupos + 10 - 20%