Promotor
Jazz ao Centro Clube
Breve Introdução
Warm-up
FESTIVAL LUX INTERIOR
Subway Riders + From Atomic
Nos próximos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, a terceira edição do Festival Lux Interior não será só uma compilação da actividade da editora ao longo de mais de duas décadas, mas também e principalmente, um abrir de novos horizontes para a produção musical da cidade de Coimbra. O habitual "warm-up" será a 11 e 12 de Outubro, no Salão Brazil.
O Festival Lux Interior é um projecto da editora Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar, ao mesmo tempo, uma das figuras mais emblemáticas e inspiradoras das bandas de rock conimbricenses - Lux Interior, líder dos Cramps.
A Lux Records foi fundada em 1996, e desde então tem dado a conhecer muita da melhor música com origem na cidade de Coimbra: Belle Chase Hotel, Tédio Boys, Legendary Tigerman,
Sean Riley & The Slowriders, D3O, Wraygunn, Bunnyranch, Tiguana Bibles, Ruby Ann & The Boppin’ Boozers, É Mas Foi-se, Ghost Hunt, António Olaio & João Taborda, Azembla’s Quartet, Victor Torpedo, Tracy Vandal, Bodhi, The Walks, Millions, Raquel Ralha & Pedro Renato, Wipeout Beat, Birds Are Indie, Mancines, A Jigsaw, Twist Connection, Spicy Noodles, Tricycles e Flying Cages.
Mas nem só de Coimbra vive a história da Lux Records: Mão Morta de Braga, X-Wife do Porto, Unplayable Sofa Guitar e Madame Godard de Viana do Castelo, Born A Lion da Marinha Grande, Houdini Blues de Évora, e até os Swell de São Francisco (E.U.A.) e Dean Wareham dos nova-iorquinos Luna (E.U.A.) têm a sua história marcada pelo selo da Lux Records.
:::::::::
SUBWAY RIDERS
Os Subway Riders são verdadeiros loucos musicais e poetas ruidosos com doses de energia contagiante e improvisos de génio. Ao vivo estranham-se, mas depois entranham-se. Fazem música de uma forma original, corajosa e surpreendente, mutando imprevisivelmente entre concertos, e sempre sem ensaios.
Criados em 1989, e com várias formações ao longo dos anos, dois dos fundadores permanecem - Victor Torpedo e Carlos Dias. Com Pedro “Calhau” Antunes (Bunnyranch), Augusto Cardoso (Tiguana Bibles) e Pedro Chau (Ghost Hunt), está lançado o caos. A inquietude da música e dos concertos não é para todos, mas viciam os mais audazes.
Em Dezembro de 2018 fizeram parte da compilação "A Date with Gliding Barnacles", um disco editado pela Lux Records para ajudar a organização do Festival homónimo, que sofreu com a tempestade Leslie.
FROM ATOMIC
From Atomic são Al, Márcio e Sofia, um trio nascido em 2018, em Coimbra, cidade conhecida por ser o berço de notáveis projectos rock nacionais.
A sua sonoridade resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90. A simplicidade e dramatização que Sofia aplica nas canções, através da voz e do baixo, é brutalmente transformada pela musicalidade crua da bateria e a teatralidade da guitarra, criando canções viciantes.
A primeira canção da banda foi editada na compilação "A Date with Gliding Barnacles", pela mão da Lux Records. Depois de terem dividido o palco com os The Parkinsons em 3 datas da sua mais recente tour, estão a trabalhar para, em 2019, lançar o seu primeiro longa duração e estar onde mais gostam, de frente para o público.