Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Sequências Narrativas Completas é um espetáculo concebido pelo artista João Sousa Cardoso, a partir da obra homónima do escritor e pintor Álvaro Lapa, numa construção diferente a cada representação entre o teatro e a conferência.
Depois de Raso como o Chão, Sequências Narrativas Completas aprofunda as questões dos anteriores trabalhos dedicados a Álvaro Lapa onde se incluem A Carbonária (2008) e Barulheira (2015) , tomando, desta vez, o último e o mais radical texto do autor. Habitado pelas personagens do universo lapiano que sempre voltam na pintura, no desenho ou na escrita, a linguagem torna- -se aqui material físico, visual e sonoro puro, num diálogo fraterno com a vertigem e a polifonia de Finnegans Wake, de James Joyce.
No cruzamento entre as artes performativas e o labor do pensamento tornado visível, o espetáculo cruza a dramatização do texto, o monólogo interior, o relato diarístico e o ensaio sobre a vida íntima, doméstica e pública portuguesas, no encalço da revolução e da democracia. Mas, tendo Álvaro Lapa sido professor de João Sousa Cardoso, Sequências Narrativas Completas é, sobretudo, a atualização de uma conversa entre o antigo estudante e o velho mestre, ou entre dois artistas confidenciais ou ainda uma conversa do vivo com o fantasma tornado presente.
Ficha Artística
Criação e interpretação João Sousa Cardoso
Cenografia André Sousa
Direção técnica Miguel Ângelo Carneiro
Apoio a Residência Balleteatro
Produção Isalinda Santos
Apoio à produção Ana Pinto
Coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato, Centro Cultural Vila Flor e Confederação