Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Sinopse
8 DE MARÇO. SEXTA 21H30
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
BANDIDA
MARTA DIAS E CARLOS BARRETO XAVIER CONVIDAM ANA LAÍNS
O Fórum Luísa Todi, acolhe raivas, dores, docuras e contradicoes numa voz que junta ao fado, e ao jazz, a garra do timbre mestico para afirmar o ser mulher. A Bandida, de Marta Dias e Carlos Barreto Xavier, convida Ana Laíns e outros cúmplices para celebrar o eterno feminino através de cancoes rebeldes, feitas em Portugues, para cantar com ternura, atrevimento e ousadia.
Marta Dias alia elementos urbanos, contemporaneos e teluricos, saberes e sabedorias, intuicoes bem pensadas, sensualidade em equilibrio com contencao. YUE, e os seu album de estreia (1997) de onde se destaca o single Gritar. Ao segundo disco encontrava-se AQUI (1999), mas ja projetava pontes improvaveis de Ossobo a Quase Fado. Foi com o fado que Marta Dias correu mais mundo, cedendo-lhe o timbre mestico e o jeito jazzy que guardou da escola do Hot Club de Portugal. Carlos Barreto Xavier nasceu em Goa, India. Compositor, teclista e produtor musical, tem uma vasta obra editada e desenvolve intensa atividade artistica (Anjos, Antonio Chainho, Delfins, Hands on Aproach, Joao da Ilha, Jorge Roque, Katia Guerreiro, Marta Dias, Radiophone, Ritual Tejo, Santos e Pecadores e Passione). Desenvolve trabalho solidario e investiga as relacoes entre a musica e a educacao no ensino basico, tal como a inclusao social pelas artes.
Para esta noite tão especial, para além da voz de Ana Laíns, Marta Dias e Carlos Barreto Xavier convidaram os músicos que participaram na gravação do disco Bandida: Ruca Rebordão, nas percussões e, no baixo eléctrico e Yuri Daniel cujo notável percurso musical é bem conhecido e que acompanha Jan Garbarek em concerto.