Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Partindo da comunicação apresentada em A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos: do centro à margem da cena (FLUL/FMH-UL), esta é uma conferência coreografada, em estreia, que parte das ideias de prosódia como extensão expressiva do corpo e de palavra impregnada de imagem.
Na viagem pela história da dança até à criação contemporânea, palavra dançada ou movimento parafraseado cruzam-se, distanciam-se e transfiguram sons e imagens. Em palco, a palavra assume competência discursiva, forma física e a significância imagética deste uníssono captado pelo público.
Pode a prosódia ser extensão expressiva do corpo que se move, pode ser movimento em si ou uma forma de revisitar objetos familiares trazidos à lucidez pelo corpo inquietado.
ESTREIA
Informações Adicionais
NEW AGE NEW TIME - NANT
O Teatro Viriato tem assumido, desde o primeiro dia, o compromisso de apoiar a dança contemporânea nacional. Com a criação da New Age, New Time (NANT), em 2012, este compromisso firmou-se em novas formas de promoção da dança. O Teatro Viriato abre espaço para a circulação das peças coreográficas, ao mesmo que proporciona novos diálogos e encontros entre os coreógrafos portugueses, intérpretes e o público. Desta forma, a sensibilização de públicos para a dança contemporânea sai reforçada também.
A sétima edição da NANT não foge a este compromisso. De 16 a 30 de novembro, o Teatro Viriato procura constituir novas trajectórias artísticas para a dança contemporânea nacional, proporcionando o encontro entre criadores internacionais que coreografam para companhias nacionais. É o caso da apresentação do novo trabalho do grupo Dançando com a Diferença, criado pela coreógrafa e artista multidisciplinar espanhola, La Ribot. Também a estreia da nova peça da Companhia Paulo Ribeiro provoca um encontro entre Portugal e Brasil, uma vez que conta com criação do coreógrafo brasileiro Henrique Rodovalho. Tânia Carvalho, Luiz Antunes, Cláudia Dias, João Fiadeiro, Henrique Furtado, Aloun Marchal, Mickaël de Oliveira e Luiz Antunes integram também a programação diversificada da NANT, com propostas arrojadas que celebram a dança contemporânea.