Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Happy Island é a nova criação de La Ribot para o grupo Dançando com a Diferença, que resulta de uma residência de seis meses da coreógrafa na Região Autónoma da Madeira.
Esta peça é um encontro de pessoas e lugares específicos, formulando um novo género de site-people-specific, onde o profundamente humano desafia o profundamente artístico, tocando numa intimidade assombrosa do profundamente delirante. Happy Island fala do desejo de existir e celebra todos os prazeres, imaginários, sensuais, sexuais, secretos e até mesmo os cósmicos. (Claudia Galhós)
Ficha Artística
Coreografia: Conceção, direção, caracterização, figurinos La Ribot
Coreografia La Ribot
Com Bárbara Matos, Joana Caetano, Maria João Pereira, Sofia Marote, Pedro Alexandre Silva
Assistente de coreografia Telmo Ferreira
Desenho de luz, operação, direção técnica Cristóvão Cunha
Colaboração artística e direção de entrevistas Josep-María Martín
Produção Dançando com a Diferença, La Ribot Coprodução Le Grütli - Centre de Production et de Diffusion des Arts Vivants, Festival La Bâtie, Centre National de la Danse, Comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo Apoio Fondation Ernst Göhner, Acción Cultural Española, NAVE
Filme: Conceito La Ribot, Raquel Freire
Realização Raquel Freire
Assistente de realização Valérie Mitteaux
Informações Adicionais
NEW AGE NEW TIME - NANT
O Teatro Viriato tem assumido, desde o primeiro dia, o compromisso de apoiar a dança contemporânea nacional. Com a criação da New Age, New Time (NANT), em 2012, este compromisso firmou-se em novas formas de promoção da dança. O Teatro Viriato abre espaço para a circulação das peças coreográficas, ao mesmo que proporciona novos diálogos e encontros entre os coreógrafos portugueses, intérpretes e o público. Desta forma, a sensibilização de públicos para a dança contemporânea sai reforçada também.
A sétima edição da NANT não foge a este compromisso. De 16 a 30 de novembro, o Teatro Viriato procura constituir novas trajectórias artísticas para a dança contemporânea nacional, proporcionando o encontro entre criadores internacionais que coreografam para companhias nacionais. É o caso da apresentação do novo trabalho do grupo Dançando com a Diferença, criado pela coreógrafa e artista multidisciplinar espanhola, La Ribot. Também a estreia da nova peça da Companhia Paulo Ribeiro provoca um encontro entre Portugal e Brasil, uma vez que conta com criação do coreógrafo brasileiro Henrique Rodovalho. Tânia Carvalho, Luiz Antunes, Cláudia Dias, João Fiadeiro, Henrique Furtado, Aloun Marchal, Mickaël de Oliveira e Luiz Antunes integram também a programação diversificada da NANT, com propostas arrojadas que celebram a dança contemporânea.
ESTREIA NACIONAL