Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
PARSIFAL ATO III
RICHARD WAGNER [1813 - 1883]
ERIN CAVES - Parsifal
ANTE JERKUNICA - Gurnemanz
MICHAEL KRAUS - Amfortas
GRAEME JENKINS direção musical
CORO DO TNSC
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Parsifal, a derradeira obra de Richard Wagner, estreou-se no Bayreuth Festspielhaus em julho de 1882.
Com libreto largamente extraído do poema épico do século XIII da autoria de Wolfram von Eschenbach, a ópera narra a demanda do Santo Graal por Parzival, um dos cavaleiros do mítico Rei Artur. Wagner concebeu a ópera em abril de 1857, completando-a apenas 20 anos mais tarde. Devido ao seu simbolismo declaradamente cristão, Wagner descreveu Parsifal não como uma ópera, mas como uma Bühnenweihfestspiel, ou seja, uma Representenção Teatral Sacro-Festiva. Parsifal estreou-se em São Carlos quase 40 anos após a sua estreia em Bayreuth, tendo a última representação ocorrido em 1980. Regressa agora em versão de concerto (excertos do I ato e III ato completo) ao Coliseu do Porto e a São Carlos, assinalando outros dois regressos: o do maestro Graeme Jenkins e o do tenor Erin Caves, ambos participantes no Tristan und Isolde da temporada 2016/2017. Eis a celebração ideal para o tempo de Páscoa.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.