Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
STABAT MATER ANTONÍN DVOÁK [1841 - 1904]
MARIA LUISA DE FREITAS meio-soprano
LUÍS GOMES tenor
LUÍS RODRIGUES barítono
soprano a anunciar
ANTÓNIO PIROLLI direção musical
CORO DO TNSC
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Para o seu Stabat Mater, Antonin Dvoák baseou-se no texto litúrgico convencional dividido em 10 partes, onde a primeira e última partes se interrelacionam tematicamente. A composição foi a reação de Dvoák à morte de sua filha Josefa, tendo os primeiros esboços sido escritos em 1876. O compositor foi depois obrigado a adiar a orquestração da obra devido a compromissos mais urgentes, tendo porém regressado à sua composição no ano seguinte, quando as suas duas outras filhas morreram com apenas algumas semanas de intervalo. De uma tocante densidade simultaneamente humana e religiosa, este Stabat Mater é a primeira obra de cariz religioso escrita por Dvoák. A estreia realizou-se em dezembro de 1880, em Praga.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.