Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
ÓPERA SEMISERIA EM DOIS ATOS, COM LIBRETO DE GIOVANNI GHERARDINI [1778 - 1861]
VERSÃO CONCERTO
SESTO QUATRINI - Direção Musical
SOFIA MCHEDLISHVILI - Ninetta
MIRCO PALAZZI - Il Podestà
CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS
Baseada numa história verídica, La gazza ladra conta a história de Ninetta, que é levada a tribunal acusada do furto de um garfo de prata e por isso condenada à morte. Todavia, todos desconhecem que a verdadeira autora do crime não é senão uma pega, ave de estimação da família onde Ninetta é criada. A caminho da sua execução, é descoberto no topo do campanário da igreja da vila o ninho onde a pega escondeu a preciosa peça de prata. Para júbilo dos aldeões, Ninetta
escapa por um triz à morte certa, reunindo-se depois ao seu amado Gianetto. Para Gioachino Rossini, o ano de 1817 foi pródigo em estreias: La Cenerentola, Armida e, de permeio, La gazza ladra estreada no Teatro alla Scala, em maio. Raramente levada a cena, esta opera semiseria com dois atos e libreto de Giovanni Gherardini possui uma divertida Abertura que é sempre uma peça favorita em concerto e que Stanley Kubrick popularizou ainda mais no seu filme A Laranja Mecânica.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.