Promotor
Câmara Municipal de São João da Madeira
Sinopse
Aldina Duarte é reconhecida como uma das grandes vozes atuais do Fado, pela sua personalidade artística inconfundível e pela sua singular capacidade interpretativa. Tem uma intensa carreira, tendo pisado as principais salas de espetáculo portuguesas.
A sua paixão pela Literatura leva-a a aliar ao repertório musical tradicional dos grandes fados estróficos tradicionais uma escolha cuidadosa dos poemas que canta, sendo ela própria autora de muitas das suas letras.
Colabora frequentemente em projetos interdisciplinares que cruzam o Fado com outras expressões artísticas e culturais, em colaboração com personalidades como Pedro Mexia, José Tolentino de Mendonça, João Botelho ou Ricardo Araújo Pereira.
Quando a forma faz jus ao conteúdo, temos um disco escrito por Aldina Duarte Quando se Ama Loucamente um elogio da paixão, que nasce da oferta de um tema inédito de Manuel Cruz (Ornatos Violeta) a Aldina. Um tributo à escritora Maria Gabriela Llansol e um encontro do fado com diversas artes: fotografia, grafismo, pintura e literatura, tendo como convidados especiais, Hália Correia, João Barrento, Maria do Rosário Pedreira e Pedro Cabrita Reis. A imprensa considerou este álbum que será apresentado na Casa da Criatividade, um dos acontecimentos musicais de 2017.