Promotor
Fundação Inatel
Breve Introdução
Música Barroca
Sinopse
António Carrilho é um dos mais credenciados músicos portugueses, sobretudo na área da música antiga, aclamado em países tão diversos como Holanda, Israel, Japão, Índia, Estados Unidos, Brasil ou Noruega. Um intérprete conhecido não só pelo virtuosismo como flautista, mas sobretudo por demonstrar enorme à vontade e prazer em projetos muito distintos, cruzando épocas e áreas artísticas diversificadas conforme demonstrou em vários concertos organizados pela Antena 2. Neste programa, António Carrilho convida músicos com os quais tem mantido uma relação de cumplicidade (a violoncelista Catherine Strynckx, o cravista Sérgio Silva e a soprano Carla Caramujo) para evocar o espírito do carnaval e de folia numa época áurea que se estendeu do barroco tardio aos ímpetos finais do período clássico. Imbuído em laivos de loucura alternados com murmúrios, eis um programa num formato pouco usual, usurpador de novos/antigos repertórios. A folia do carnaval!
Ficha Artística
Flauta de bisel e conceção musical: António Carrilho
Violoncelo: Catherine Strynckx
Cravo: Sérgio Silva
Soprano: Carla Caramujo
Notas Suplementares
Programa Festival Antena 2
Edição 2018
E 2018 passam 70 anos desde que a Antena 2 se autonomizou da Emissora Nacional, então designada como Programa B. Em 1948, além de música clássica, as 4 horas diárias de emissão incluíam folclore, música de filmes e palestras. Esse perfil diversificado, na génese da Antena 2, não só se manteve até hoje como constitui um dos principais traços distintivos deste canal e uma evidente prova da sua missão de serviço público.
O Festival Antena 2, nesta 2ª edição, ilustra a diversidade deste canal. A ideia é mostrar ao vivo, em palco, não só os conteúdos definidores da Antena 2 como também intérpretes que foram apoiados ou mesmo impulsionados pela rádio.
(...)
O mundo das ideias, da ciência e das artes conjuga-se pois nestes seis dias de um festival que tem aqui a sua 2ª edição. O espelho de um canal da rádio pública que mergulha com a mesma paixão nos valores artísticos do passado, nos que marcam o presente e nos que o futuro nos promete. Um festival que deve, por fim, uma palavra de agradecimento ao Teatro da Trindade por nos acolher na sua belíssima sala.
João Almeida
Diretor da Antena 2
Informações Adicionais
Programa
Padre Antonio Soler (1729-1783) - Fandango
(Arranjo de António Carrilho)
J. S. Bach (1685-1750) - Schweigt stille, plaudert nicht, BWV 21
Ária: Ei! Wie schmeckt der Kaffee süße
W. A. Mozart (1756-1791) - Duo Kv 423
Allegro - Adagio - Rondo
(Arranjo de António Carrilho & Catherine Strynckx)
G. Ph. Telemann (1681-1767) Der geduldige Sokrates
Ária: Mich tröstet die Hoffnung
A. Corelli (1653-1713) - La Follia
Niccolò Paganini (1782-1840)/ Paul-Agricole Génin (1832-1903)/ Giulio Briccialdi (1818-1881)/ Jules Demmersseman (1833/1866)/ Theodore Lalliet (1837-1892) - Medley sobre o tema Il carnavale di Venezia (Arranjo de António Carrilho)
Rameau (1683-1764) Platée
Ária: Formons les plus brillants concerts, ária de La Follie