Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Nunca levado à cena no nosso País, Nathan, o sábio é um dos clássicos da drama-turgia mundial. Publicada em 1779, esta peça é uma ode à tolerância e um texto fundamental do Século das Luzes. Estamos na Jerusalém do século XI, acabada de conquistar pelo muçulmano Saladino, e onde vivem o judeu Nathan e a sua filha adoptiva, a cristã Recha. A jovem acaba de ser salva de um incêndio por um jovem cruzado, que a pede em casamento. Mas nem o tolerante Nathan que demonstra ao sultão Saladino, através da célebre parábola dos anéis, que a religião perfeita é aquela que torna os homens melhores pode aceitar essa união. Na verdade, existem outros laços a unir as duas jovens personagens apaixonadas: laços fraternos, como se as diferentes religiões tivessem, no fundo, a mesma origem.
Ficha Artística
de Gotthold Ephrain Lessing
encenação de Rodrigo Francisco
Intérpretes André Gomes, André Pardal, Guilherme Filipe, João Farraia, João Tempera, Leonor Alecrim, Luís Vicente, Maria Rueff e Tânia Guerreiro
Tradução Yvette K. Centeno
Cenografia Pedro Calapez
Figurinos António Lagarto
Luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano
Autor
Filósofo, teólogo e dramaturgo alemão, Gotthold Ephrain Lessing é um dos principais representantes do Século das Luzes na Alemanha. Com uma escrita precisa e clara, encontra-se próximo do cepticismo de Voltaire, sendo um defensor da tolerância. A sua dramaturgia, uma das mais célebres do seu tempo, é composta tanto por comédias como por dramas, e debruça-se principalmente sobre os temas da religião, do lugar das mulheres na sociedade e do patriotismo.
Informações Adicionais
CONVERSAS COM O PÚBLICO: 13, 20 E 27 DE JANEIRO ÀS 18H