Produtor
Passos e Compassos - Ass. para a div. e des. das artes esp.
Breve Introdução
Ideia e Direção - António Machado e Sofia Belchior
Coreografia - Sofia Belchior e intérpretes
Composição e interpretação musical - António Machado
Figurinos - Zé Nova
Desenho de luz: António Machado e Sofia Belchior
Cenografia: Ricardo Mondim
Design - Utopia Designers
Design web - João Belchior
Interpretação: DançArte, Companhia residente no Cine Teatro S. João, Palmela
Inês Maló, Ivanoel Tavares, Ricardo Mondim e Rita Pinto
Participação da comunidade - Ranchos Folclóricos do Concelho de Palmela
Registo fotográfico - Carlos Teixeira
Produção: Passos e Compassos 2017
Apoios
Câmara Municipal de Palmela
República de Portugal Secretário de Estado da Cultura e DGArtes Direção-Geral das Artes
Fundação Buehler-Brockhaus
Eira
É um projeto abrangente, que ao público propõe duas criações de dança contemporânea, baseadas no património, na etnografia, no folclore dos povos e nas vivências partilhadas pelos criadores e interpretes com comunidades especificas, nomeadamente com Ranchos Folclóricos do concelho de Palmela.
Como uma dança de roda, os intérpretes, a(s) dança(s), a composição musical, figurinos, luz e design convivem entre si e complementam-se.
Se...arar, o primeiro momento com o público, apresenta um diálogo entre o ontem e o amanhã e com palavras ao vento lança a semente para o momento seguinte.
Se...mentes, o segundo momento, com a participação da comunidade, convida o público a uma viagem mais complexa e interdisciplinar, onde gentes, diferentes e semelhantes se cruzam num mesmo palco, por entre lavouras e folguedos.
Para além das criações/ espectáculos o projecto propõe acções de formação e sensibilização em torno da criação - ensaios abertos, conversas, espaços em rede, documentação de fotos e vídeos - sugestões que contribuem para a angariação e consolidação de públicos.
___________________
DançArte - Companhia residente no Teatro S. João, Palmela é a estrutura que dá voz, imagem e movimento às ideias de Passos e Compassos. Apostando em equipas pontuais conforme os projetos em curso, promove ações para divulgar e desenvolver a dança e outras áreas artísticas. Com um percurso fiel aos objectivos de descentralizar e divulgar, DançArte apresenta dois mundos distintos: formação e espetáculo. Desde 1996, que com base num protocolo de residência no Teatro S. João, a Companhia defende em Palmela um projeto permanente e em todo o país atividades pontuais.