Promotor
Município de Coimbra
Breve Introdução
Coimbra é uma cidade fervilhante onde se cruzam culturas, que chegam dos quatro cantos do mundo, trazidas pelos jovens que ali aportam para estudar na Universidade. Esta diversidade cultura, que caracteriza Coimbra, é a razão para o ressurgimento do COIMBRA EM BLUES.
Um festival que ao longo da sua existência, ganhou uma crescente projecção nacional e internacional bem como um público fiel.
Produção
O DIRETOR ARTÍSTICO - PAULO FURTADO
Paulo Furtado é um dos artistas portugueses mais bem sucedidos da última década, onde se destacou com os projetos Tédio Boys, Wraygunn e, principalmente, como The Legendary Tigerman.
O seu fascínio pelo Blues numa primeira fase começa como para qualquer pessoa que gosta de música. Durante os primeiros 10 anos que começa a ouvir Blues, nunca pensou em tocar o género. É no ano de 97, por ocasião da primeira tourné de Tedio Boys na América, a banda de Coimbra toca com uma série de bandas que pegavam na influência do Blues e misturavam com rock. Aí conhece o meio e experimenta as afinações abertas em Blues que permitem tocar com slide. Esta mistura de Rock n Roll e Blues tornou-se numa das coisas fundamentais para o músico que a desenvolve e traz para a sua realidade.
Apresentamos o Director Artístico do Coimbra em Blues. De regresso ao seu Festival. Os Blues vão existir sempre e vai existir sempre gente que está a senti-los e faze-los. Isso nunca irá acabar. Paulo Furtado.
Produtora TROVAS SOLTAS
Programa / Cartaz
15 de setembro
TT SYNDICATE (PT) 22:00 h
Do Porto, com todo aquele beat e rhythm and blues dos 60s!
São os TT Syndicate, um projecto nascido em 2012 e liderado por Pedro Serra (voz) e Nuno Gomez (bateria), ambos The Mean Devils e 49 Special. A estes, juntaram-se ainda os ex-Os Tornados, Nuno Riviera (guitarra) e Manuel Oliveira (baixo), e Hugo Lopes (saxofone tenor), Joel Rocha (saxofone barítono) e Bruno Rocha (trompete). Está feita a festa.
PAT MOTHER BLUES COHEN (USA) 23:30 h
Desde os seis anos de idade, Pat viveu, literalmente cercada de música. A sua sala de aula de blues foi a varanda da casa dos seus tios, onde um tocava viola e o outro tocava harmónica.
Durante anos, Pat cantou em Nova Orleans, seis noites por semana, em diversos locais, incluindo o mítico House of Blues, até que o Katrina destruiu sua casa. Pat mudou-se para a Carolina do Norte e recomeçou a cantar.
Durante os seus concertos, "Mother Blues" desfralda a tapeçaria das suas experiências de vida em palavras e música carregadas de emoção e energia.
Pat Cohen é uma artista dramática e exótica, cujo talento deve ser realçado.
16 de setembro
MARTA REN e THE GROOVELVETS (PT) 22:00 h
Há muito que a voz de Marta Ren se vem revelando pela sua força e estilo inconfundíveis, ao nível das grandes vocalistas negras da soul e do funk, pelos vários projectos por onde tem passado. Primeiro nos Sloppy Joe, depois nos Bombazines e, mais recentemente, na banda The Funkalicious, especializada em covers de temas clássicos da música negra, de Aretha Franklin a James Brown. Este ano, Marta Ren decide encarar o seu trabalho a solo. Os primeiros resultados já aí estão e são surpreendentes! Summers Gone (clicar para fazer download), que já se pode ouvir na rádio, é um excelente tema, alegre e a remeter para uma sonoridade soul/rocksteady que parece mesmo ter sido produzida nos anos 60.
THE GORIES (USA) 23:30 h
"A melhor banda de garagem da América desde os anos 60. Muito primitivos... eles fazem com que, pessoas com amps Les Pauls e Marshall pareçam uns idiotas. - Jack White
The Gories começaram no vácuo cultural de Detroit em 1986. Com origens humildes numa série de concertos. Esta é uma banda cuja influência é enraizada nos fundamentos primitivos do ritmo dos anos 50, dos blues desequilibrados dos 60 e do som garage punk. Os Gories criaram o seu próprio som. Os Gories devem ser vistos no mesmo contexto influente como os Velvet Underground e os Cramps.
Informações Adicionais
Bilheteira do Convento São Francisco
Horário de Funcionamento: diariamente entre as 15h00 e as 20h00
Telefone: 239 857 191
Email: [email protected]
Preços
Bilhete único diário: 15€