Promotor
Câmara Municipal de São João da Madeira
Sinopse
O Teatro Meridional dá forma e caminho a mais um projeto tão singular da identidade portuguesa - partir do grande e profundo universo literário de António Lobo Antunes identificando um conjunto de personagens cujas vozes são quase corpóreas e cuja identidade é pertença de uma matriz lusitana.
Mulheres e Homens de diferentes estratos sociais, frágeis, fortes, pessoas ambíguas. Mulheres só desenhadas no silêncio de cenas quotidianas, outras explodindo ou implodindo na poética tantas vezes dolorosa do mundo com humor e intensidade, é o sentido deste espectáculo.
Uma atriz, Maria Rueff, cuja versatilidade no entendimento e na capacidade de concretizar através da construção de personagens a ampla diversidade humana é muito partícular, é o corpo, a sensibilidade e a voz que interpelará, na cena, o mundo.
O espetáculo António e Maria é uma procura, uma surpresa, um monólogo múltiplo de mulheres. Vozes mutantes num corpo iluminado. Um exercício, por assim dizer, de doméstico sublime. Aproveitando uma lição simples do escritor para a vida toda: Espreitar para dentro de uma bota porque às vezes há coisas.