Promotor
Fundação Inatel
Breve Introdução
O Festival Antena 2 apresenta em seis dias ao vivo uma série de espetáculos, concertos e conferências que espelham o universo cultural deste canal da rádio pública. De 24 a 29 de janeiro de 2017 a Antena 2 apresenta no Teatro da Trindade em Lisboa seis concertos de música clássica orquestral, música de câmara, música filarmónica, música barroca, música étnica e jazz, aos quais se juntam um espetáculo de dança, uma peça de teatro e duas conferências, uma sobre ciência e outra sobre literatura.
Sinopse
Sinopse A Modern Perspective (50 min)
Relacionamentos não exclusivos, envolvências ambíguas de complexidade e intriga que nos tornam reféns.
Triângulos afetivos que encerram dramas que se intensificam quando a realidade nos é próxima.
Dois lados da história com perspetivas em conflito nas diferentes faces.
A competição pela razão, a disputa pelo orgulho e o novo vazio que se enche de nada e que motiva novas vivências. A solidão.
Ficha técnica/artística:
Coreografia e Conceito: Daniel Cardoso Bailarinos: Ester Gonçalves, Filipe Narciso e Mathilde Gilhet
Música: Arvo Part, Robert Lippok, Jóhann Jóhannsson e Senking Desenho de Luz: Daniel Cardoso e Rui Daniel Concepção de Figurinos: Ester Gonçalves, Filipe Narciso e Mathilde Gilhet Equipa Técnica: Rui Daniel e Rui Braga Produção: Raquel Vieira de Almeida Relações públicas: Maria Dolores Comunicação: Carina Guerreiro Direcção Financeira: Cristina Bernardino
Sinopse Excentric Concentric (40 min)
O sonho é uma experiência que possui significados distintos consoante o colocarmos em contextos que envolvam a Religião, Ciência ou Cultura. Na Ciência é a experiência simbólica do inconsciente, durante o nosso período de sono, de ideias e imagens que perpassam no espírito de quem dorme sob a forma de ilusão e utopia.
O palco é como a tela branca da nossa imaginação para o qual se tenta transcrever a poesia interior, um espaço onde se pode deixar o inconsciente sugerir toda a sua criação.
A dança com conotação surrealista pode permitir minimizar o controlo por parte da razão, como acontece nos sonhos, e as imagens sucedem-se livremente sem interpretações evidentes e sem pretensões estéticas ou morais.
Ficha técnica/artística:
Direção Artística: Daniel Cardoso
Coreografia: Barbara Griggi
Cenografia e Figurinos: Barbara Griggi
Bailarinos: Andreia Fernandes, Daniel Cardoso, Ester Gonçalves, Filipe Narciso, Inés Cosín e Pedro Jerónimo.
Música: René Aubry, TorgueHouppin, Jean Gabin e Dmitri Shostakovich
Desenho de Luz: Mário Pereira e Yochen Pasternacki
Equipa Técnica: Rui Daniel
Criação e edição de Vídeo: António Cabrita
Som e sonoplastia: Bruno Oliveira
Produção
Antena 2
Informações Adicionais
O Quorum Ballet® é uma companhia de dança contemporânea de repertório que apresenta um elevado nível de exigência, rigor e qualidade nos seus espectáculos. Foi fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso que criou uma companhia de repertório de dança contemporânea em Portugal.
Com uma estrutura definida e permanente, o Quorum Ballet® é composto por 7 bailarinos, os departamentos de relações públicas, produção, técnica e financeiro. Em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK - Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, abriu a Quorum Academy, de onde derivou o Projecto Quorum, com aulas abertas a crianças, jovens e adultos.
O Quorum Ballet® tem apresentado diversas peças da autoria de Daniel Cardoso e de vários coreógrafos convidados. No total foram criadas mais de 70 produções, nas quais se incluem trabalhos coreográficos para a infância e jovens.
O rigor e profissionalismo do Quorum Ballet® têm originado uma frequente renovação de convites por parte dos teatros e instituições nacionais e internacionais com as quais tem trabalhado. Internacionalmente, a companhia tem actuado na Dinamarca, EUA (Nova Iorque), Polónia, Singapura, Macau, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, Roménia e Finlândia.
O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se através de críticas extremamente positivas em diversos jornais e revistas, destacando-se a Dance Europe Magazine cuja mais recente publicação datada de Novembro de 2016, destaca mais uma vez a qualidade artística e coreográfica na qual tanto se tem trabalhado nos últimos anos.