Promotor
Fundação Inatel
Breve Introdução
O Festival Antena 2 apresenta em seis dias ao vivo uma série de espetáculos, concertos e conferências que espelham o universo cultural deste canal da rádio pública. De 24 a 29 de janeiro de 2017 a Antena 2 apresenta no Teatro da Trindade em Lisboa seis concertos de música clássica orquestral, música de câmara, música filarmónica, música barroca, música étnica e jazz, aos quais se juntam um espetáculo de dança, uma peça de teatro e duas conferências, uma sobre ciência e outra sobre literatura.
Sinopse
Neste concerto, apresentamos peças dos discos por nós lançados nos últimos dois anos: Alvorada em 2015 e Vai-te Cuca em 2016.
Aproveitando o convite da Antena 2 e tirando partido do espaço do Teatro da Trindade, queremos brinda-los com o repertório que raramente é apresentado ao vivo. Assim, temos o prazer e a honra de partilhar o palco com vários músicos que nos acompanham desde o nascimento deste projeto, num concerto cheio de cumplicidade e de surpresas.
Produção
Antena 2
Ficha Artística
Antony Fernandes: barítono, säckpipa, gaita mirandesa
Carmina Repas Gonçalves: soprano, viola da gamba (baixo e soprano), direção coral
Carolina Repas Gonçalves: soprano
Cristina Repas Gonçalves: soprano
João Repas Gonçalves: barítono
Maria Repas Gonçalves: soprano
Hugo Sanches: guitarra barroca
Rui Silva: percussão histórica
Musaico*, Coro da Escola de Música do Conservatório Nacional,
direção de Tiago Marques
Informações Adicionais
Cardo-Roxo é um duo constituído por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves. Este projeto nasce em 2012 da vontade de reproduzir e fazer chegar ao público a música tradicional portuguesa com uma nova perspetiva.
Cardo-Roxo propõe uma abordagem baseada na escuta, no gosto pelo silêncio e pelo volume natural dos instrumentos utilizados sem amplificação ou outros efeitos artificiais. O objetivo é convidar o público a desfrutar de um concerto intimista e agradável, explorando ao máximo os recursos dos instrumentos e o espaço em que se encontram.
A par com a dimensão contemplativa e sempre com o objetivo de reestabelecer a ligação entre o público e as suas próprias raízes, fazem uma escolha muito cuidada das melodias que lhes chegam através de recolhas áudio, vídeo e escritas sobre as quais constroem arranjos que respeitam as características sonoras e emotivas das mesmas.