Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
O ciclo “O Longe é Aqui” é uma nova rubrica que o Cine-Teatro Louletano introduziu este ano na sua estratégia de programação regular com o objetivo principal de promover encontros estimulantes e lançar desafios criativos entre, de um lado, reconhecidas figuras/projetos a nível nacional e, do outro, artistas e grupos/associações culturais (e até comunidade em geral) do concelho de Loulé ligados às artes performativas, com especial destaque para a música nos seus variados quadrantes.
Depois dos diálogos entre Jorge Palma e a Banda Filarmónica Artistas de Minerva (em maio), entre Lígia Pereira e os Shout! (em outubro), e entre Isa de Brito e Marco Rodrigues (em novembro), o Cine-Teatro lançou o desafio a um dos intérpretes e compositores mais reconhecidos do panorama musical português, Sérgio Godinho, para reinventar vários temas do seu repertório, numa abordagem inédita na sua carreira, com o Ensemble de Flautas de Loulé, cuja direção artística está a cargo da professora Ana Figueiras.
Sérgio Godinho e o Ensemble serão acompanhados por um dos mais ecléticos e prestigiados pianistas/compositores da nova geração, Filipe Raposo, responsável pelos arranjos musicais para este concerto. Um espetáculo imperdível, que se espera surpreendente e marcante.
Sérgio Godinho é cantor, compositor, escritor (para adultos e crianças), ator (de teatro e cinema) e realizador. Para citar uma das suas canções clássicas, é o verdadeiro “homem dos sete instrumentos”. Mas, numa carreira artística de invejável longevidade, que se prolonga há mais de 40 anos de modo quase intocável, foi o seu trabalho enquanto cantor-compositor que o tornou num ícone capaz de reunir à volta das suas canções gerações de diferentes idades, vivências e aspirações.
Filipe Raposo nasceu em Lisboa em 1979. Tem um mestrado em Piano Jazz Performance e uma licenciatura em Composição. Iniciou os estudos de piano aos 11 anos e uma rápida evolução na aprendizagem do instrumento levou-o à descoberta da improvisação e, em paralelo com a formação clássica, cultivou o seu interesse pelo jazz, pela música improvisada e pelo fado. Desde 2004 que trabalha como pianista/compositor/orquestrador com muitos prestigiados nomes da música e do cinema portugueses. É pianista residente da Cinemateca Portuguesa. Em nome próprio editou até à data três discos: First Falls (2011), A Hundred Silent Ways (2013) e Inquiétud (2015).
O Ensemble de Flautas de Loulé foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado. Tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas e noutros espaços e eventos culturais em Loulé, em vários pontos do Algarve e fora da região. Gravou até ao momento três cd’s, com peças da Idade Média ao século XX , com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições dos Encontros de Música Antiga de Loulé – Francisco Rosado, que anualmente se realizam neste concelho.
Preços
Preço normal: 12 €
Preço para maiores de 65 e menores de 30 anos: 10 €
Cartão de Amigo (40% de desconto sobre o preço normal)