Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Depois de uma primeira fase em 2015, o projeto Circus Lab regressa com um momento de reflexão sobre as artes no ensino e de criação artística de raiz.
Os parceiros artísticos, nomeadamente a ACERT, a Binaural/Nodar, a Companhia Paulo Ribeiro, a Erva Daninha, a Companhia O Último Momento e a Companhia Radar 360º, irão desenvolver três processos artísticos distintos com turmas da Escola Secundária Viriato (Viseu), do agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul.
O objetivo destes trabalhos passa por uma vez mais promover o contacto com o Novo Circo, disciplina pouco explorada em Portugal, mas também fomentar em cada grupo a discussão de temas universais, que aproximam as artes e o ensino. Os processos criativos culminarão com apresentações na ACERT (Tondela), no Cine Teatro Municipal Jaime Gralheiro (São Pedro do Sul) e no palco do Teatro Viriato.
Em Viseu, a apresentação será precedida de uma conferência internacional que reflete sobre a importância do ensino artístico no ensino obrigatório. Esta conferência destina-se a professores, diretores de agrupamentos escolares, decisores políticos com responsabilidade nas políticas do ensino e investigadores da área. A mesma conferência será realizada também no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e n’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).