Promotor
A Oficina CIPRL
Breve Introdução
A composição do futuro no Westway LAB, faz-se junta, circular e colaborativa.
Estabelecido em 2014 como o primeiro showcase festival e conferência do país, que haveria de abrir caminho ao Portugal Country Focus no Eurosonic de 2017, o Westway LAB revelou-se um poderoso laboratório de relações, ideias e vivências negociais no setor da música.
Ao longo dos últimos 11 anos, o Westway foi reunindo parceiros importantes (AMAEI, Fundação GDA, Antena 3, etc.) e ajudando a produzir várias histórias de sucesso na revelação do talento, que têm alimentado o crescimento e a presença da música portuguesa a nível internacional. Nesse particular destacam-se os projetos europeus e redes internacionais onde o Westway se insere.
Para a 12ª edição, o Westway, a partir da sua identidade, apresenta-se reconfigurado e cada vez mais afirmado enquanto processo coletivo e colaborativo. A música continuará enquanto veículo central, mas será acompanhada pelo cinema, dando origem ao forte binómio de criação e capacitação "som & imagem". A arquitetura do Westway assenta no LAB (artistas-em-residência), no LIVE (concertos) e no MEETING (Conferências, Keynotes, Talks, Networking, Pitching).
As primeiras revelações do Westway LIVE já anunciadas representam o talento e a diversidade geográfica e estética, valores assumidos desde a primeira edição do evento: emmy Curl (PT), Kidju Fitxora (PT), Chico Bernardes (BR) e Maidavale (SE). Estes artistas vão atuar em Guimarães no programa do Westway LIVE, que ocorrerá a 11 e 12 de abril.
No Westway MEETING, existem já muitas presenças nacionais e estrangeiras confirmadas, para debater o futuro do “som & imagem” com preocupações de inovação, circularidade, sustentabilidade e capacitação para a internacionalização. The Legendary Tigerman será protagonista enquanto Keynote nacional na relação da música com o cinema. Tiffany Fukuma, a nova CEO da Keychange, virá falar dos novos desafios para a igualdade no setor. Paola Wescher, agente da Last Tour, entidade promotora do Kalorama Festival, trará um olhar sobre o agenciamento e a ligação aos festivais. E Turu Pekari, da Music Finland, abordará a inovação tecnológica e os desafios da IA no som & imagem.
No LAB, também já estão encontrados os artistas que vão residir e trabalhar juntos por uma semana no Centro de Criação de Candoso, para depois apresentarem os resultados, nas noites de quarta (8 abril) e quinta (9 abril), no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor.
Preços
Westway LAB 2025 - 30
Passe Geral
Acesso aos espetáculos do Grande Auditório, Nave do Teatro Jordão e acesso prioritário ao Café-Concerto, até ao limite de lotação deste espaço.