Promotor
Teatro Experimental de Cascais
Breve Introdução
Espetáculo de teatro encenado por Rodrigo Aleixo, com tradução e dramaturgia de Miguel Graça, a apresentar entre 21 de fevereiro e 27 de março de 2025(Dia Mundial do Teatro), no Teatro Municipal Mirita Casimiro, de 4ª a sábado às 21h00 e domingo às 16h.
O autor já foi representado pela companhia com grande sucesso – com o espetáculo “O Dia de uma sonhadora” -, prendendo-se a escolha deste texto pelo desafio que propõe a todos os intervenientes e criadores. Para fazer face a essa exigência a equipa e elenco foram reforçados com figuras de reconhecido nome e qualidade artística como Paulo Furtado “The Legendary Tigerman”, compondo música original, Diana dos Santos autora do desenho de luz e no elenco FF (como Eva Péron), João Lagarto, João Nunes Monteiro e Rodrigo Tomás que se juntam a Sérgio Silva, ator da companhia.
Sinopse
Copi, autor argentino de teatro absurdo, conta-nos uma trama baseada num mito e na importância do mito: EVA PERÓN, ou EVITA, está a morrer de cancro. Reuniu ao seu redor A Mãe, PERÓN, o seu esposo, A Enfermeira, FANNY, e suas amigas, e IBIZA, o condutor de todo este jogo teatral. EVITA luta contra a morte. Ela é odiosa, o seu sofrimento é audível sem que ninguém parece prestar atenção a isso. PERÓN está enclausurado nas suas enxaquecas. A Mãe está constantemente a pedir a chave de um cofre na Suiça, e A Enfermeira limita-se a trabalhar. Sozinho, IBIZA atua como confidente. Através da morte de um ícone, Copi questiona-nos sobre a opressão de poder e a busca pela imortalidade. Encenar este texto em 2025, é um marco importante porque é levá-lo a palco, 50 anos depois de o mesmo ter sido proibido em Portugal. Esta encenação do TEC toma como ponto de partida a proposta de COPI de assumir o travestismo, usando como base a estética camp. Todos os elementos se unem para que esta seja uma criação com uma forte e distinta proposta visual e musical.
Ficha Artística
EVA PERÓN, de Copi
184ª produção|2025
versão| dramaturgia MIGUEL GRAÇA
encenação RODRIGO ALEIXO
cenografia | figurinos FERNANDO ALVAREZ
desenho de luz DIANA DOS SANTOS
música original PAULO FURTADO “THE LEGENDARY TIGERMAN”
interpretação FF em Eva Perón, JOÃO LAGARTO, JOÃO NUNES MONTEIRO, RODRIGO TOMÁS, SÉRGIO SILVA e AFONSO JERÓNIMO, TOMÁS GARCEZ
Notas Suplementares
Sessão com Língua Gestual Portuguesa 8 março
Conversa com o público 27 março DIA MUNDIAL DO TEATRO
Preços