Promotor
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Breve Introdução
São várias as referências aforísticas que proclamam a afinidade das duas grandes disciplinas convocadas para esta conversa: arte e ciência. Vias de acesso ao mundo, registos e processos sofisticados para o compreender, a arte e a ciência serão talvez as áreas que mais expressivamente apresentam a curiosidade e a imaginação que caracterizam as investigações em que nos lançamos para pensar a vida e futuros possíveis.
Nolan Oswald Dennis, um dos artistas da exposição Black Ancient Futures, e o astrofísico e comunicador de ciência Pedro Russo, membro da direção da Ciência Viva/Pavilhão do Conhecimento e professor assistente na Universidade de Leiden, são convidados a refletir sobre estes e outros temas no MAAT, a partir da obra do artista.
Composições visuais de grande escala a preto e branco, os desenhos do artista utilizam dados científicos para a criação de linguagens ficcionadas, procurando levar as pessoas a olhar para o céu e a terra, o passado e o presente, os desastres do passado colonial, as questões de racialização e de classe, desenvolvendo um discurso para o futuro.
No caso de uma das obras concebidas especificamente para esta exposição, por exemplo, o artista explora um evento real que se transforma num marco simbólico: o eclipse total do Sol (que ocorrerá a 2 de agosto de 2027), que será observável em todo o Saara, território de fronteira, de separação e também de união, das duas Áfricas.
Informações Adicionais
Com: Nolan Oswald Dennis, Pedro Russo e Camila Maissune
Espaço: MAAT Central (junto à obra de Nolan Oswald Dennis)
Lotação: máx. 60 pessoas
Idioma: Inglês, sem tradução
Preço: 15€ (o bilhete deste programa concede acesso no dia a visitar todas as exposições patentes no museu).
Preços
Descontos
- Cartão MAAT Friends
- Colaboradores EDP
- Preço Inteiro