Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Arregaçar as mangas e fazer. Combate e consciencialização. Viver, pensar e praticar o que se rima. Bruno Furtado, mais conhecido por Ghoya no mundo artístico e na luta anti-racista, fez-se referência do rap crioulo com a força e o engenho de quem canta sobre o que vive na primeira pessoa, impactando directamente nomes como Landim, Julinho KSD ou Real Guns, estrelas da caneta crioula com diferentes holofotes (do mais underground ou mais mainstream) em cima deles.
Nascido no antigo Bairro das Fontainhas, na fronteira entre a Amadora e Lisboa, e filho de mãe santomense e pai cabo-verdiano, o rapper e activista (que muitas vezes foi, e é, comparado ao americano 2Pac) tem colocado a sua voz ao serviço de todos os imigrantes e afrodescendentes que sofrem de violência policial nos bairros, abusos no sistema prisional e racismo estrutural que resulta de um passado colonial português que ainda precisa de ser revisto e resolvido. Clássicos como “Di Otu Ladu Lei”, “Mama Mesten” ou “Bu Cre Merda Cu Mi” apresentam esse seu lado combativo e de reflexão, uma voz com autoridade e provas dadas e vividas nas questões que aborda nos seus versos desde a viragem do milénio.
Ao vivo (no palco e noutros lugares a lutar por um mundo melhor) é a forma ideal de captar a sua visão para chegarmos a um país mais justo para todos. Porém, a sua música pode (e deve) ser encontrada (de forma fragmentada, entre versões oficiais e outras tantas piratas) no mundo digital: o álbum Di Otu Ladu Lei nunca chega a ser lançado oficialmente, devido a divergências com a editora Sonoterapia Records, mas as faixas, que foram gravadas entre 2007 e 2008, acabam por ficar disponíveis na mesma; Mundu Infernal, disco de Mentis Afro, colectivo do qual é um dos fundadores, sai em 2008; depois, 1 Vida So Ka Ta Tchiga oficializa a sua estreia a solo no formato longa-duração. Mesmo com diversos desvios e interrupções, a sua mensagem nunca ficou retida, circulando e servindo quem mais precisa dela. (Alexandre Ribeiro)
Abertura de Portas
21h30
Preços