Promotor
Câmara Municipal de Torres Vedras
Breve Introdução
A partir de Cassandra de Christa Wolf e de uma extensa pesquisa em torno da Caça às Bruxas, Teresa Coutinho escreve e cria O Fim Foi Visto.
À semelhança de Christa Wolf, que acredita que cabe às mulheres a escrita que venha restaurar a paz, em alternativa ao impulso bélico masculino que moldou a História da Humanidade, este espectáculo incide sobre a possibilidade de evitar um desfecho trágico, se a intuição feminina for tida em conta.
Cruzando pesquisa e ficção, elementos históricos e reflexões acerca de desfechos políticos futuros, Teresa Coutinho efabula sobre uma futura ditadura, em que as mulheres, acusadas de bruxaria, voltam a ver os seus direitos brutalmente restringidos.
Com o intuito de pensar o perigoso crescimento da extrema-direita em toda a Europa, pretende-se aqui criar uma fábula sobre o medo, a passividade e a repetição cíclica de mecanismos de opressão por parte do poder.
Ficha técnica:
Criação, texto: Teresa Coutinho
Interpretação: Tânia Alves, Ana Baptista, Sara de Castro, Rita Cruz, Maria Duarte, Siobhan Fernandes, Mariana Guarda, Lúcia Pires, Sara Ribeiro, Tanya Ruivo, Ana Sampaio e Maia, Cláudia Semedo, Ana Valente
Apoio à criação: Leonor Buescu vídeo em tempo real: Lúcia Pires, Mariana Guarda
Realização de vídeo: Mariana Guarda, Teresa Coutinho
Design de iluminação: Daniel Worm d’Assumpção
Figurinos: Carlota Lagido
Coreografia: Teresa Coutinho
Apoio ao movimento: David Marques
Produção executiva: Lila Tiago
Fotografias: Rui Palma
Comunicação: Maria João Bilro
Gestão financeira e administração: Vítor Alves Brotas
Produção: agência 25
Coprodução: Teatro do Bairro Alto - EGEAC, Teatro Municipal do Porto, Teatro-Cine de Torres Vedras
Apoio: República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção-Geral das Artes residências: A Oficina - Teatro Oficina Guimarães, O Espaço do Tempo, Centre Culturel Irlandais Paris
Preços