Promotor
Município de Vila Nova de Famalicão
Breve Introdução
COLLIDING STORIES
Circo Contemporâneo
8 de novembro, sexta-feira, 10:30
Sessão mediação, sujeita a inscrição prévia
9 de novembro, sábado, 21:30
Auditório
Entrada: 2 euros
Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores: 1 euros
M/6 anos
Duração: 40 minutos (no final há conversa com o público)
Silvia Grachová & Yann Szuter (SK)
Residências Artísticas
TNF & INAC Instituto Nacional de Artes de Circo
Ficha Artística
Direção Artística, Coreografia, Texto, Performance, Fotografia, Vídeo e Design Gráfico: Silvia Grachová & Yann Szuter
Produção: INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo
Coprodução: Teatro Narciso Ferreira [Casa das Artes de Famalicão]
No âmbito da parceria estratégica com a Plataforma de Artes Performativas de Famalicão “SOBRE O PALCO”, o TNF inicia em 2023-2024 um projeto de Residências Artísticas Internacionais com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, proporcionando um espaço de criação para artistas emergentes e fomentando o diálogo da estética do circo contemporâneo com a comunidade local. Com curadoria geral INAC, as companhias foram selecionadas por Open Call e estarão em residência no Teatro Narciso Ferreira, apresentando-se para comunidade local e para público em geral, com uma conversa pós espetáculo.
"Já alguma vez conheceste alguém com quem tenhas tido um clique imediato? Alguém com quem, desde o início, tudo foi simples? Natural. Engraçado. Autêntico, verdadeiro. Honesto. Fluido. Produtivo. Não é preciso empurrar. No entanto, esta ideia encerra em si um paradoxo: as trajetórias paralelas não foram pensadas para se encontrarem, nunca. Um retrato de uma intersecção. Uma peça que investirá nos espaços e meios do movimento, da voz - textos em francês, eslovaco e inglês - e da imagem. Corpos e palavras no espaço para contar histórias com as quais todos se podem identificar".
Silvia nasceu há 30 anos na Eslováquia. Fruto de uma sólida base de dança clássica, amadurecida ao longo de anos de prática em dança contemporânea, desenvolve hoje uma técnica e estética muito próprias. Incorporando a sua atenção aos detalhes e ao foco da sua visão específica. Sentiu-se também atraída, mais tarde, pelo arco aéreo, que incorpora na sua prática artística.
Yann começou a dançar os movimentos acrobáticos do Breaking, a que se dedicou durante 25 anos. Trabalha há 3 anos com a roda Cyr, praticando diariamente. Esta investigação manifestou-se na criação de uma peça a solo intitulada ‘Something wants to collapse’, que se apresentou 50 vezes a nível internacional, ainda em digressão.