Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
“MISHIMA”
Cinema
22 de outubro, terça-feira, 21:00
Sala Estúdio
Entrada: 3,00 euros
M/12 anos
Duração: 121 minutos
CICLO DE CINEMA “O PAPEL PRINCIPAL É MEU”
Quantas vezes um filme é salvo pelo seu protagonista? Alguém reclama o holofote e ofusca tudo o resto, sem sombra de dúvidas, para nem tudo ser uma perda de tempo – o que não se aplica a nenhum dos quatro títulos que a Albardeira traz no seu regresso ao TMO. Grandes performances para grandes obras: o crime bem-intencionado de Al Pacino, a decadência gloriosa de Gena Rowlands, a megalomania de Ken Ogata e a ambição tresloucada de Mia Goth.
SINOPSE
O narcisismo ganhou uma roupagem fofinha na internet: “síndrome de personagem principal”. Talvez demasiado fofinha para Yukio Mishima: escritor, modelo, ator e esteta, considerado cinco vezes para o Nobel da Literatura, antes de ter formado o seu próprio exército em 1970 para devolver a glória ao império japonês. Foi humilhado e esventrou-se com uma espada.
Assim reza a estranha história de Mishima, a que o ator Ken Ogata dá o seu sangue, músculo e nervo. Um filme arrepiante, assinado por Paul Schrader (“Touro Enraivecido”, “A Última Tentação de Cristo”), de fotografia surrealista e banda sonora hipnotizante (cortesia de Philip Glass). Controverso como o seu sujeito, filme de culto e vertigem, nunca foi autorizado o seu lançamento no Japão.
Esta sessão conta com o apoio do festival Porto/Post/Doc.
CONVERSA NO FIM DA SESSÃO
título original MISHIMA: A LIFE IN FOUR CHAPTERS
realização PAUL SCHRADER
interpretação KEN IGATA, MASAYUKI SHIONOYA, HIROSHI MIKAMI, JUNYA FUKUDA
duração 121 MINUTOS
origem EUA / JAP
género DRAMA
classificação etária M/12 ANOS
ano 1985, CORES