Promotor
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Breve Introdução
Nasoni Ensemble apresenta Stylus Phantasticus
A linguagem retórica dos séculos. XVII e XVIII
O Nasoni Ensemble é um agrupamento português de música antiga, com base em Lisboa, que apresenta um repertório diverso e variado, abrangendo música desde o início do Barroco até ao final do período Clássico. Sob a direção artística da violinista Tera Shimizu, o ensemble toca em instrumentos originais, ou em cópias dos mesmos, com um foco na integração de elementos do estilo da época e nas técnicas de execução historicamente informadas nas suas próprias interpretações musicais.
O grupo abraça a natureza improvisatória e a comunicação alegre inerente à execução de música de câmara, ao mesmo tempo que incorpora a linguagem retórica dos séculos XVII e XVIII, apresentando os seus programas ao público de forma dinâmica e em constante evolução.
O ensemble deleita-se em explorar as ricas cores e texturas proporcionadas por uma secção variada de baixo contínuo, combinando instrumentos como o cravo, spinettino, órgão positivo e guitarra barroca com alaúde, dulciana e sacabuxa.
O Nasoni Ensemble fez a sua estreia em julho de 2021, em Lisboa, com a interpretação das Sonatas do Mistério de Heinrich Ignaz Biber, no Festival de Música Trotamundos. Os projetos atuais incluem uma série de concertos na temporada de 2024-25, em Portugal e Espanha, para promover as obras do compositor português Pedro Lopes Nogueira (1686-c.1770), culminando na gravação completa das suas sonatas para violino e baixo contínuo.
O nome do ensemble é uma homenagem a Nicolau Nasoni (1691–1773), o renomado arquiteto e pintor italiano, que desenhou algumas das estruturas barrocas mais emblemáticas de Portugal, incluindo a Igreja e Torre da Irmandade dos Clérigos, a Igreja do Carmo, no Porto e a Casa de Mateus.
Informações Adicionais
Local: Igreja da Misericórdia
O Cineteatro Curvo Semedo é um equipamento da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses com programação apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.