Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
A Menina do Ó tem um grande novelo na cabeça. Anda à procura da primeira pergunta de todos os tempos e perde-se, quase todos os dias, nos seus pensamentos, como se fossem mapas ou constelações que nos deixam mais perto do sentido. Esta é uma oficina de brincar ao pensar, sem ideias feitas ou respostas prontas, para pessoas cheias de porquês. Podemos ter uma primeira pergunta nova todos os dias?
As perguntas da Menina do Ó é um espetáculo-oficina de pensamento filosófico imaginado por Ana Lúcia Figueiredo, para o Projeto Alcateia - Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo. Apresenta-se como espetáculo, mas assume a estrutura de uma oficina para que as crianças possam, a partir de um Gabinete de Perguntas, descobrir pontos de interrogação no seu próprio corpo, fazer perguntas a si mesmas, imaginar a melhor maneira de pensar, desenhar o pensamento, decifrar mistérios e adivinhar a primeira pergunta de todos os tempos. É pensado para ocupar salas de aula e/ou espaços informais, aproximando as crianças do exercício de fazer perguntas.
Estreou, a convite da Fundação Lapa do Lobo, nos agrupamentos de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas, fez digressão nas escolas do município de Guimarães - no contexto do programa Mais Três da Oficina, marcou presença em festivais (Calheta e Porto) e fez uma temporada, programado pela EIXO do Centro de Arte de Ovar, em todas as escolas básicas da cidade. Já fez um total de 145 apresentações.
Ficha Artística
Criação Adriana Campos e Ana Lúcia Figueiredo
Interpretação Adriana Campos
Ideia original?Ana Lúcia Figueiredo
Encomenda Projeto Alcateia - Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo