Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Como era o dia a dia de um artista em 1974, em Portugal face ao que é ser artista passados 50 anos? Através de uma abordagem histórica e contemporânea, em entrevistas a vários artistas, este filme de autor reflecte sobre a resistência artística em Portugal, e a sua evolução em 50 anos, proporcionando uma reflexão e quebra de paradigma sobre o como é ser-se artista em Portugal. O filme mostra como a resistência artística evoluiu ao longo do tempo, inspirando novas gerações a valorizar e defender a liberdade de expressão, contribuindo para a promoção dos valores da liberdade e da expressão artística, contribuindo para a utopia de uma sociedade mais justa. Em paralelo, desconstrói a imagem idealizada da profissão artística, através da partilha de episódios do seu quotidiano. Um pequeno diálogo em contínuo sobre a importância da arte como um veículo de resistência e transformação social. Entre os artistas e personalidades que participam no filme, encontram-se Joana Craveiro (actriz, encenadora, Teatro do Vestido), Daniel Vieira (pintor), Manuel Pureza (realizador), Rosário Félix (pintora, desenhadora, muralista), Mariana Santos (pintora, muralista), Margarida Tengarrinha (pintora), Alfredo Cunha (fotógrafo), André Murraças (encenador, actor), Francisco Fanhais (cantor, compositor), Alexandre Alves Costa (arquiteto).
Após a sessão segue-se uma conversa com os realizadores do filme e convidados.
Notas Suplementares
Festival Política - Loulé 2024
O Festival Política regressa a Loulé de 17 a 19 de outubro, tendo a Intervenção como tema central. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de aumentar a participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. Os conteúdos orais do Festival Política têm interpretação para língua gestual portuguesa. Todos os filmes são legendados em português, incluindo os de língua portuguesa.
Tal como na edição do ano passado em Loulé, em 2024 o “Política” incluirá várias ações de mediação com as escolas secundárias do concelho, tendo em vista a sensibilização e o envolvimento dos jovens nas várias questões sociais, políticas e culturais que o festival aborda.
A entrada é gratuita, mediante lotação das salas ou inscrições.
Consulte aqui a página oficial do Festival Política para mais informações sobre a edição de 2024.
Informações Adicionais
» Entrada gratuita, mediante o levantamento de ingresso na bilheteira local ou através da plataforma online BOL e sujeita à lotação do espaço.
» A apresentação decorre no Auditório do Solar da Música Nova.