Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
O que é o fado? Esta é uma pergunta feita ad nauseam às pessoas da comunidade do fado pelas próprias pessoas da comunidade do fado, num afã de perpetuar a romantização do fado como entidade artística sem definição possível (e, logo, controlada de dentro para dentro) e intrinsecamente nacional. Uma resposta possível poderia ser: é um gênero musical urbano português de influência afrobrasileira, com génese em Lisboa no início do século XIX e caracterizado por melodias simples e melancólicas e um liricismo de expressão emocional.
Uma resposta mais complexa leva-nos pela história deste território a que chamamos Portugal nos últimos dois séculos, cruzando o império colonial que Portugal foi com a queda da monarquia e a ditadura fascista.
O que é que isto faz do fado hoje em dia? Fado Bicha trazem um concerto intimista, de voz e guitarra elétrica, em que revisitam fados antigos e tradicionais e nos falam da história do fado e de histórias dentro do fado, evocando Hermínia Silva, Pedro Homem de Mello ou António Ferro, entre muites outres. Dar voz ao que ficou por contar, ao que significa tradição e o que ela necessariamente exclui para se impor. Nomear como forma de justiça poética – o passado convive com o presente e Fado Bicha tenta cozinhar um futuro em que toda a pluralidade humana possa ter lugar à mesa.
Notas Suplementares
Festival Política - Loulé 2024
O Festival Política regressa a Loulé de 17 a 19 de outubro, tendo a Intervenção como tema central. São três dias de cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de aumentar a participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. Os conteúdos orais do Festival Política têm interpretação para língua gestual portuguesa. Todos os filmes são legendados em português, incluindo os de língua portuguesa.
Tal como na edição do ano passado em Loulé, em 2024 o “Política” incluirá várias ações de mediação com as escolas secundárias do concelho, tendo em vista a sensibilização e o envolvimento dos jovens nas várias questões sociais, políticas e culturais que o festival aborda.
A entrada é gratuita, mediante lotação das salas ou inscrições.
Consulte aqui a página oficial do Festival Política para mais informações sobre a edição de 2024.
Informações Adicionais
» Entrada gratuita, mediante o levantamento de ingresso na bilheteira local ou através da plataforma online BOL e sujeita à lotação do espaço.
» A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.