Promotor
Toca das Artes - Núcleo Cultural
Sinopse
BATIMENTO DÚO
Batimento Dúo é um projecto instrumental com o objetivo de divulgar e interpretar os conceitos mais tradicionais do tango, dispostos em sintonia com universos guitarrísticos fundamentais do género como os de Mario Núñez, Ciro Pérez, Julio Cobelli, Robert Grela, etc.
É levado ao formato de duo de guitarras em busca de uma sonoridade atualizada, buscando interpretar tangos que estão intimamente ligados ao lado histórico do Uruguai, compositores e letristas reivindicando a história que nosso país tem para o género.
Os arranjos originais realizados pela dupla, com um desenvolvimento fino no plano estético-musical, contam com o apoio da comissão interministerial de apoio ao tango e candombe do Uruguai (CIAT y C - MEC) para sua edição em e-book, e este ano está sendo traduzido para o japonês para publicação também neste país. por outro lado, a dupla contou com o apoio da Ibermúsicas para a participação em festivais internacionais de música e do FONAM para a edição de um disco, que já se encontra disponível nas plataformas digitais.
O grupo surgiu em 2019, e desenvolveu uma intensa agenda de shows e master classes na Colômbia, Japão, Argentina, Inglaterra, Finlândia, Rússia, Bolívia, Costa Rica e Equador, apresentando o álbum Marginal e o livro de arranjos Tangos Uruguayos.
*
JOÃO MONIZ
Nascido numa de “nove pedras no meio do mar”, desde muito cedo apaixonou-se pela música... Aos 6 anos deu os primeiros passos nas aulas de guitarra clássica e nos últimos anos tem subido ao palco de vários palcos regionais e nacionais partilhando as suas canções que ecoam o termo encontrado por Vitorino Nemésio para descrever o modo de ser: “Açorianidade”.
“Onde quero estar? Nove pedras no meio do mar!” - É essa a essência das suas canções: a ligação às suas ilhas, o sentimento de pertença a um lugar que acredita ser único no mundo e a sensibilidade de se colocar na pele de quem abandonou este mesmo lugar em busca de uma vida melhor, mas que anseia um dia “voltar de vez”.
Todas as suas canções foram escritas num pequeno quarto, a mirar o farol da sua terra natal: Ponta Garça, terra situada na costa sul da ilha de São Miguel e com direito a um parágrafo muito pequenino no livro “Saudades da Terra” do cronista Gaspar Frutuoso no século XVI.
Conta com dois trabalhos de originais: EP SAUDADE, lançado em 2020 com 6 temas, e “Depois da Saudade”, lançado em 2022 com 9 temas.
Mas tudo isto começa em 2019 quando lança o seu primeiro tema original “Saudade” que lhe garantiu não só a criação de um EP com o mesmo nome como também a vitória da 4a edição do Concurso Nacional “One Step For Music Fest” de 2019 (permitindo assim a sua atuação num dos maiores festivais do país: “MEO SUDOESTE”). Venceu o Concurso Nacional “Angra Sound Bay 2020”, foi nomeado para os International Portuguese Music Awards como Novo Talento 2020 (categoria cancelada devido à pandemia) e ainda finalista do concurso internacional:
“Musicando Carvalho Calero” com o tema “O Meu Coraçom”.
Na sua caminhada teve o privilégio de apresentar as suas canções em palcos como o Teatro Micaelense: em 2020 na apresentação do EP
“Saudade” e em 2022 na abertura do espetáculo de Ana Moura; Coliseu Micaelense: em 2019 na abertura do espetáculo de Fernando Daniel, em 2022 no concerto “João Moniz & Sara Cruz Trio” e em 2023 com a Banda Harmonia Mosteirense e Cristóvam, Mariana Rocha e Sara Cruz; e em vários festivais, com destaque para: Meo Sudoeste 2019, Monte Verde 2019, São João da Vila 2019, Bliss Vibes 2022, Meo Sound Route 2022 e na diáspora, com destaque para a sua participação no Festival Portugal Internacional de Montreal.
Promotor
A BOTA é um espaço cultural no coração de Lisboa com uma programação cosmopolita, gerido pela Associação Cultural Toca das Artes. Ao mesmo tempo que detém um estatuto reconhecido internacionalmente, levando a que artistas de todas as partes do mundo procurem apresentar-se neste palco, assume também como missão a difusão do trabalho de artistas emergentes, transformando-se, assim, num espaço inclusivo e eclético.
A World Music Week é uma iniciativa que parte do conceito "BOTA como porto de encontro" e que se assume como uma celebração da enorme diversidade que tão bem caracteriza este espaço.
Informações Adicionais
Mais informação em botaanjos.com