Promotor
Câmara Municipal do Peso da Régua
Breve Introdução
BLIND ZERO – COURAGE AND DOOM
No ano em que comemoram o 30.º aniversário, os Blind Zero editam “Courage and Doom”, o esperado sucessor de “Often Trees” (2017).
Composto durante os tempos de privação que o mundo viveu nos últimos tempos, o nono disco da banda regista “tempos como nunca houve e que sucessivas gerações nunca viveram. Dor, angústia e sobrevivência. Tempos que condenaram este disco a ser um resultado de somas e dos impulsos exteriores que nos ocuparam e que permanecem, ainda, como usurpadores do nosso mundo interior e até da nossa intimidade. Atos irrefutáveis como a morte ou a perda de chão. Mas também o lado luminoso de poder sobrevoar para olhar tempos únicos em que novas relações se criam após sentido deserto. Há uma ânsia luminosa de reencontro que percorre o disco, e que tenta fazê-lo afastar-se da condenação em que foi escrito e gravado. A redenção parece ter-se transformado num pecado capital, mas é muito desejada”, descreve Miguel Guedes. “O disco começou a ser pensado antes de toda a nossa vida mudar, tal como a conhecíamos, e acabou de ser gravado numa fase de reencontros possíveis e na angústia de uma guerra a entrar pela porta do lado”, conclui.
Depois de “Often Trees”, um disco mais orgânico, que vive da simbiose e recorte dos instrumentos do coletivo, “Courage and Doom” começa com uma meticulosa exploração individual de sons e ambientes atmosféricos, com sintetizadores e programações a definirem paisagens sónicas para, posteriormente, serem transmutadas por rendilhados de instrumentos convencionais. Este novo ponto de partida, menos convencional, faz com que o plano de fundo seja o alicerce de toda a construção musical, tendo em consideração a sua influência e envolvência.
Gravado e produzido por Nuxo Espinheira, “Courage and Doom” tem como single de avanço “Running back to you”, com música e letra do baixista da banda. Um dos temas que fará parte dos concertos de apresentação e comemoração dos 30 anos de carreira dos Blind Zero, a par de músicas obrigatórias como “Recognize”, “Slow time love”, “Shine on”, entre outros.
Sobre:
Com milhares de discos vendidos, nove álbuns editados e um DVD ao vivo para a MTV em Milão, os Blind Zero fazem parte da história da música em Portugal, mas ainda há muito mais para viver e o novo disco atesta a boa forma da banda. Ao vivo, o quarteto surpreende com um espetáculo químico e intemporal, revelador da enorme criatividade e vitalidade.
A primeira banda de rock cantado em inglês a atingir o galardão de ouro em Portugal; a receber o primeiro prémio da MTV para Best Portuguese Act; a vencer o concurso europeu SCYPE com o original “My House”; a percorrer as cidades do Porto, Coimbra e Lisboa em cima de um autocarro para celebrar os 13 anos de carreira; e a tocar suspensos a 10 metros do chão num concerto memorável e único, os Blind Zero contam com alguns feitos ao longo de três décadas.
Com um percurso ímpar, os Blind Zero demonstram em palco a sua verdadeira essência. E cada espetáculo é especial e irrepetível!
Formação:
Miguel Guedes – voz e guitarra
Nuxo Espinheira – baixo, teclado e voz
Vasco Espinheira – guitarra
Pedro Guedes – bateria
Preços
Bilhete único - 12,00 €