Promotor
Município do Sabugal
Breve Introdução
Na XIIª edição do Muralhas com História, experienciamos as vivências do reinado de D. Dinis, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2024.
D. Dinis, O lavrador
Rei de Portugal e dos Algarves
1261 – 1325
O monarca, filho de D. Afonso III, ascendeu ao trono de Portugal, em 1279, após a morte do seu pai, de forma pouco pacífica. O seu irmão, o infante D. Afonso, contestou a sua legitimidade ao trono, argumentando que D. Dinis tinha nascido antes do Papa ter reconhecido o casamento de seus pais (D. Afonso III com D. Beatriz), o que tornava D. Dinis, um filho ilegítimo.
D. Dinis respondeu ao desafio, submetendo o irmão à obediência régia, acompanhado por homens do seu mando, e foi aclamado rei de Portugal, em Lisboa, em 1279. D. Dinis é um dos responsáveis pela criação da nossa identidade nacional e pelo alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação. Durante o seu reinado, ele procurou reorganizar a administração interna, elaborando um conjunto de leis baseadas na realidade política, económica e social do país, marcando de forma inequívoca e permanente este território de fronteira.
Destaca-se, para a região onde se localiza Sortelha, a redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, que permitiu definitivamente determinar as fronteiras nacionais e resolveu vários focos de conflito entre os dois países.
O Tratado de Alcanizes enumerou um conjunto de localidades e posições fortificadas, que passaram definitivamente para domínio castelhano e outras para domínio português, comprometendo-se ambas as partes a aceitar a partilha e a renunciar a qualquer reclamação futura.
«E outro si eu El Rey Dom Fernando, entendendo, e conocendo, que vós aviades direito en aluns lugares dos Castellos, e Villas de Sabugal, e de Alfayates, e de Castel Rodrigo, e de Villa Mayor, e de Castel Boom, e de Almeida, e de Castel Melhor. e de Monforte, e dos outros Lugares de Riba Coa, que vós Rey Dom Diniz teendes agora en vossa mão, e por que me vós partades do direito, que aviedes en Vallença, e em Ferreira, e en no Sparagal, que agora tem a Ordem d'Alcantara asá maão, e que aviades en Ayamonte, e en outros Lugares dos Reinos de Leon e de Galiza». In Tratado de Alcanizes, a 12 de setembro de 1297
Este acordo de delimitação de uma nova fronteira enquadrava-se no âmbito geral da estratégia diplomática e defensiva de D. Dinis, com vista a um acordo de paz sólido e duradouro com o reino vizinho.
Esta aliança política foi selada pelo casamento da infanta D. Constança de Portugal com o rei de Castela, D. Fernando IV, e reversamente do infante D. Afonso de Portugal – futuro rei D. Afonso IV – com D. Beatriz de Castela, irmã do rei castelhano D. Fernando IV. D. Dinis reinou até à sua morte, em 1325, tendo sido um grande amante das artes e das letras, tornando-se um verdadeiro patrono e contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Ele não só era rei, como foi poeta e trovador, tendo contribuído com inúmeras cantigas de amigo e sátira.
Durante o seu reinado tomou medidas para estimular a agricultura, o que lhe valeu o cognome de "O Lavrador", cedendo terras para cultivo a pessoas que não possuíam propriedades, promovendo o arroteamento de terrenos incultos, e dando isenção de pagamentos de taxas em determinadas culturas, como a vinha, por exemplo.
Horário de Funcionamento
O evento decorre entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024, nos seguintes horários:
Sexta-feira, dia 20 – das 09H30 às 00H00;
Sábado, dia 21 – das 12h00 às 00h00;
Domingo, dia 22 – das 12h00 às 21h30.
Informações Adicionais
Para mais informações clique aqui !
Preços
2,00€
*O bilhete tem de ser trocado por uma pulseira na bilheteira local.
*Menores de 12 anos (inclusive) têm entrada gratuita e não necessitam de bilhete. Pode ser solicitado à entrada do recinto um comprovativo que ateste a idade do menor.
Muralhas com História 2024 | Sortelha
VIDEO