Promotor
Câmara Municipal de Amarante
Sinopse
O prestigiado trompetista Gileno Santana, em conjunto com a magnífica Orquestra do Norte, sob a direção do maestro Fernando Marinho, irá apresentar um concerto único que celebra a música brasileira, em comemoração do aniversário do Amarante Cine-Teatro. Este concerto, inédito em Portugal, destaca-se por ser o primeiro a contar com um solista trompetista acompanhado por uma orquestra, num programa repleto de arranjos assinados por grandes nomes da música brasileira e internacional.
O repertório incluirá verdadeiros clássicos que se tornaram autênticos hinos da música brasileira, como "Garota de Ipanema", "Carinhoso", "Aquarela do Brasil", "Com que Roupa", entre muitos outros tesouros da MPB. Será uma noite inesquecível, que promete exaltar a rica herança musical do Brasil através de interpretações que combinam a excelência da Orquestra do Norte com a mestria de Gileno Santana.
Gileno Santana, músico luso-brasileiro nascido em Salvador, é uma figura destacada no panorama musical atual, sendo amplamente reconhecido como um dos trompetistas mais influentes da sua geração. Ao longo da sua carreira, tem partilhado palcos em festivais com alguns dos maiores nomes do jazz mundial. Formou-se em Jazz no Porto, onde também concluiu o seu recital de mestrado em trompete clássico. Além de performer, Gileno exerce funções como professor de trompete jazz no Conservatório de Música do Porto. É também um dos raros músicos nacionais a lecionar e a dar palestras em universidades em todos os continentes.
A versatilidade é uma das características mais marcantes de Gileno Santana, destacando-se tanto como lead trumpet quanto na música tradicional portuguesa. O seu vasto conhecimento e domínio de vários estilos musicais fizeram com que a sua música ressoasse a nível global, tornando-o uma figura única no cenário musical.
Hermeto Pascoal, aclamado músico, elogiou publicamente Gileno Santana, afirmando que ele "já nasceu músico" – um dos maiores reconhecimentos que o trompetista já recebeu. A sua contribuição para a música foi reconhecida com a medalha de mérito da Ordem dos Músicos de São Paulo e como vencedor do prémio internacional de bandas de jazz Transnational BeJazz, em Berna, Suíça. Foi também distinguido com o título de mérito pela Câmara Municipal de Newark, New Jersey.
A notoriedade de Gileno Santana transcende fronteiras, sendo o único luso-brasileiro a dar palestras sobre improvisação na Harvard University e na Juilliard School, duas instituições de prestígio internacional. Além disso, teve a honra de ser o único luso-brasileiro a ser convidado para tocar na lendária Mingus Big Band.
A revista Time Out Lisboa nomeou Gileno Santana como um dos melhores trompetistas portugueses de sempre, destacando a sua posição como, provavelmente, o músico mais versátil da sua geração. Apesar da sua juventude, o legado musical de Gileno Santana continua a solidificar-se, alimentando grandes expectativas sobre até onde a sua música poderá chegar.
Notas Suplementares
Caso pretenda adquirir um bilhete de mobilidade reduzida e um de acompanhante deverá ser contactada a bilheteira do Cine-Teatro para que se possa reservar esses lugares juntos - 255 420 215
Programa / Cartaz
"ON & Gileno Santana: Sons do Brasil"
Suite Brasileira (IV – Samba) – Alexandre Levy
Insensatez – A. C. Jobim
Rosa – Pixinguinha
Dindi – A. C. Jobim
Com que roupa – Noel Rosa
Carinhoso – Pixinguinha
Vambora - A. Calcanhoto
A Escolha – Gileno Santana
Garota do Ipanema – A. C. Jobim
1 x 0 – Pixinguinha
Aquarela do Brasil – Ary Barroso
Gileno Santana_ trompete, Flugel
João Ferreira_ piano
Gonçalo Cravinho_ contrabaixo
João Cunha_ bateria
Orquestra do Norte
Fernando Marinho_ direção