Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
É na região periférica das grandes cidades onde vivem os trabalhadores que sustentam os privilegiados desta sociedade desigual. O espetáculo Revolução na América do Sul, de 2019, dialoga com o original de Boal revelando esse olhar dissidente dos que veem o mundo através dos escombros da margem.
A encenação de Wellington Fagner tenciona o mundo do trabalho dos anos 60 (período de escrita do texto) e o processo contínuo de precarização da mão de obra trabalhadora. O texto cénico elabora uma (re)visão carnavalizada e uma outra narrativa periférica que explora os recursos cómicos e paródicos das contradições sócio-históricas dos Brasis revolucionários. A reescritura do texto foi realizada a partir de um processo colaborativo em que o elenco tenciona as imagens presentes na dramaturgia de Boal com a referências de uma sociedade precarizada num capitalismo de guerrilha. Diante deste nosso tempo sombrio, este espetáculo pretende ser uma intervenção político-poética em que os afetos e a resistência são as nossas armas revolucionárias.
Augusto Boal (1931-2009) foi um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino americano. Desde os primórdios da sua carreira, no teatro de Arena, ao Teatro do Oprimido, técnica que o tornou mundialmente conhecido, passando pelas Sambóperas, a sua preocupação foi a de criar uma linguagem que pudesse traduzir a realidade do seu país, uma maneira brasileira de falar, sentir e pensar.
Ficha Artística
Texto: Augusto Boal
Direção Geral: Wellington Fagner
Dramaturgismo: Wellington Junior
Elenco e Adaptação de Texto: Cássio Duque, Junior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte, Nathália Cantarino e Ritiele Reis
Direção Musical: Vinícius Mousinho
Letras e Canções: Francisco de Assis
Cenografia: Sofia Magalhães, Malu Guimarães e Letícia Figueiredo.
Assistentes de Cenografia: Bruna Lima, Cássia Salles, Clara Vasconcellos, Julia Coiri, Malu Guimarães e Mariana Marton
Cenotécnicos: Alexandre Guimarães Derô Martin
Costureiras: Kátia Barbosa e Regina Oliva
Visagismo: Fellipe Estevão
Iluminação: Ricardo Rocha
Designer: Samuel Santiago
Fotos: Josélia Frasão
Gestão de Projeto: Wellington de Oliveira, Cássio Duque, Wellington Faner e Junior Melo
Direção de Produção: Wellington de Oliveira
Realização: Instituto Augusto Boal
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 10 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão de Amigo e Cartão Jovem Municipal Loulé aplicáveis (benefícios CJM Loulé disponíveis apenas na bilheteira física)
» 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos