Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa
Estamos na presença do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que começa a fazer história como um sustentado momento da vida cultural da Câmara Municipal de Lagoa e para o qual contribuem, de forma significativa, o seu Presidente Dr. Luís Encarnação e a sensibilidade e empenho da senhora Vereadora da Cultura Prof. Ana Cristina Martins.
Como responsável pela Direção Artística do Festival, procurámos, mais uma vez, enquadrar a música de excelência dos artistas convidados nos locais de referência que representam o património paisagístico, monumental e turístico do Concelho de Lagoa e, em simultâneo, não perder de vista a integração do Festival no espírito que o Município valoriza como eixo estratégico: Lagoa Cidade Educadora.
Este ano temos como singular novidade, duas grandes e interessantes iniciativas:
- A Exposição «Músicas de Ver» com a apresentação, culturalmente valiosa, dedicada ao tema: Alaúdes do Mundo que decorrerá de 21 de Setembro a 3 de Novembro de 2024 no Auditório Carlos do Carmo;
- Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – também no Auditório Carlos do Carmo e para encerramento do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, o espetáculo que denominamos de «Irish Celtic Night», “Uma Noite Celta”.
Estas duas iniciativas têm o alto patrocínio da DGArtes,
Sob o ponto de vista estritamente musical propomos, como sempre, a conjugação de várias sonoridades e géneros musicais, reconhecidos na prática artística contemporânea e que nos fala da Guitarra, dos seus intérpretes e da sua música.
Sinopse
— DUO EQUINOX—IGREJA DA MISERICORDIA DE LAGOA- GUITARRA – CLARINETE 17H (duração 40 minutos)
O DUO EQUINox foi criado para melhorar um repertório orgânico ainda não muito difundido na Europa, tal como o de "clarinete e guitarra", com Giovanni Lanzini no clarinete e Fabio Montomoli na guitarra. O duo realiza uma intensa actividade de concerto que os levou a actuar para as mais prestigiadas associações musicais de todo o mundo, o que lhes valeu muitos aplausos e críticas positivas. Sempre atento à evolução do clarinete e da guitarra na música de câmara, o duo desenvolveu um vasto repertório que vai desde a "Haus Musik" do século XIX até aos compositores mais influentes da música italiana e latino-americana. Gravou 2 CD para a editora Sam (Lari - Pisa): Canção do Amor "e" Ciao, Itália! Além disso, no repertório contemporâneo, a dupla dedica-se frequentemente a composições interessantes de autores italianos e estrangeiros de renome, aos quais será dedicado o próximo álbum do grupo.
— TREVOR BABAJACK — CENTRO CULTURAL CONVENTO DE SÃO JOSÉ – GUITARRA DE BLUES 18H30 (duração 40 minutos)
O Trevor BabaJack ganhou este ano o prémio: Acoustic Blues Act of the Year.
Trevor Babajack, senhor de uma capacidade invejável no domínio do Blues Acústico, composições repletas de sensibilidade que combinam de forma deliciosa com o violino de Jo Chambers e com a percussão energética de Jesse Benns.
A música de Trevor BabaJack é influenciada pelo Blues rural antigo, misturado com os sons das raízes rítmicas africanas, descrito por muitos como criador de um estilo próprio original.
Este é um artista que tem marcado presença constante no Reino Unido,Europa e África, liderando festivais de Blues e Roots, de pequenos cafés franceses ao The Royal Albert Hall, ganhando reconhecimento no The UK Blues Awards como The UK Acoustic Act of the Year 2023, guitarrista e compositor.