Promotor
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
Breve Introdução
Os Buracos Negros são astros que povoam a imaginação e a curiosidade de todos. Têm vários tamanhos, histórias diferentes, distorcem a luz, o tempo e a gravidade. Não revelam o que fazem com tudo o que se aproxima demasiado das suas fronteiras, fazendo das mesmas uma espécie de espelho de “Alice no País das Maravilhas”: tudo “lá dentro” é estranho ao senso comum, com outras regras. Nada consegue escapar destes objetos bizarros - até a luz fica presa, tornando-os invisíveis. Então como é que podemos detetar buracos negros e confirmar observacionalmente a sua existência?
Os buracos negros são invisíveis, mas deformam o espaço-tempo e crescem com o tempo, ao atrair e engolir tudo o que entra na sua atração gravitacional. A sua gravidade, disco de acreção e jatos são observáveis.
Mas o que é que há dentro de um buraco negro? Conseguiríamos sobrevivemos se fossemos sugados por um buraco negro? E será que estes crescem?
Descubram nesta sessão imersiva, produzida pelo consórcio BiD4BEST (Big Data applications for Black hole Evolution Studies) e realizada por Theofanis Matsopoulos.
Preços
Descontos
- Adulto
- P- Criança 3 aos 5 anos
- P- Criança 6 aos 11 anos
- P- Jovem 12 aos 17 anos
- P- Sénior (65 anos ou +)