Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
Estamos na presença do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que começa a fazer história como um sustentado momento da vida cultural da Câmara Municipal de Lagoa e para o qual contribuem, de forma significativa, o seu Presidente Dr. Luís Encarnação e a sensibilidade e empenho da senhora Vereadora da Cultura Prof. Ana Cristina Martins.
Como responsável pela Direção Artística do Festival, procurámos, mais uma vez, enquadrar a música de excelência dos artistas convidados nos locais de referência que representam o património paisagístico, monumental e turístico do Concelho de Lagoa e, em simultâneo, não perder de vista a integração do Festival no espírito que o Município valoriza como eixo estratégico: Lagoa Cidade Educadora.
Este ano temos como singular novidade, duas grandes e interessantes iniciativas:
- A Exposição «Músicas de Ver» com a apresentação, culturalmente valiosa, dedicada ao tema: Alaúdes do Mundo que decorrerá de 21 de Setembro a 3 de Novembro de 2024 no Auditório Carlos do Carmo;
- Dia 1 de Outubro – Dia Mundial da Música – também no Auditório Carlos do Carmo e para encerramento do 11º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, o espetáculo que denominamos de «Irish Celtic Night», “Uma Noite Celta”.
Estas duas iniciativas têm o alto patrocínio da DGArtes,
Sob o ponto de vista estritamente musical propomos, como sempre, a conjugação de várias sonoridades e géneros musicais, reconhecidos na prática artística contemporânea e que nos fala da Guitarra, dos seus intérpretes e da sua música.
A todos queremos proporcionar um Festival musical de excelência.
Sinopse
A Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos tem vindo a desenvolver um importante trabalho junto da comunidade local através das aulas de música a crianças e jovens que revelam interesse na aprendizagem musical e posteriormente em integrar a orquestra. Muitos dos alunos da orquestra têm ingressado no conservatório, sendo que alguns seguiram os seus estudos musicais no nível superior, em Portugal e no exterior. Tem realizado diversos projetos em parceria com vários músicos e instituições. Apresentou-se pela 1a vez em Portugal Continental no ano de 2019, na cidade de Castelo Branco. Em 2022 realizou 3 concertos no município de Arganil. Desde 2019 tem participado em todas as edições do Festival Internacional de Guitarra da Madeira, onde trabalhou com os guitarristas Luciano Lombardi, Roberto Fabbri e Giovani Grano. Atualmente a orquestra é constituída por 15 elementos e a direção artística é de Helena Sousa.
A ComCORDAS - Associação Cultural sediada no concelho de Câmara de Lobos, ilha da Madeira, é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivos a promoção cultural, social e educativa. Mantém uma escola de bandolim e guitarra e o seu foco principal centra-se na atividade da Orquestra de Bandolins, que teve início no ano de 2008. Paralelamente, desenvolve um projeto centrado na música de câmara onde se tem apresentado em diferentes formatos, como duos, quartetos, quintetos, etc.